(PALMAS-TO) - O governador Siqueira Campos (PSDB)  abriu oficialmente a edição 2013 da Feria de Tecnologia Agropecuária do Tocantins na manhã desta quarta-feira, 8. A maior feira do setor agrícola da Região Amazônica neste ano é realizada até o dia 11, sábado, com a estimativa de crescimento nos índices de participação do público e no volume de negócios. Neste ano o governo do Estado aumentou o tamanho da estrutura física da feira, atingindo os mais de 600 mil metros quadrados.
Conforme a Agência Tocantinese de Notícias (ATN), durante a abertura, o governador frisou a necessidade constante de melhorias no setor agrário e destacou a importância da feira neste processo. A Agrotins já é o quarto maior evento na área em todo o Brasil. “Este ano vamos ser melhores que no ano passado e no ano que vem, melhores que agora. Isso tudo pelo esforço da Secretaria da Agricultura e Pecuária e dos nossos produtores, que são a força do nosso Estado”, disse.
De acordo com Siqueira Campos, eventos como a Agrotins fomentam a atividade agrária no Estado e auxiliam no fortalecimento do setor, que é a maior parcela da economia do Tocantins. Os dois maiores produtos de exportação do Estado para outros países, segundo números da Seagro, são a soja e a carne bovina. Desta forma, o governador salientou o crescimento na produção agrícola do Estado. “Estamos produzindo cada dia mais, melhor e com custos cada vez menores”, complementou.

Estimativa de bons negócios
Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, a feira este ano traz um diferencial importante em comparação com os anos anteriores. Instituições bancárias que financiam a atividade rural estão presentes, oferecendo juros atraentes para incrementar a produção no setor. “As instituições estão oferecendo taxas de 3% ao ano. Em um Brasil em que a Inflação atinge 5% a.a, isso é praticamente juros negativos”, disse.
Para o secretário o fechamento de negócios será um fator preponderante para o sucesso da feira em 2013. Diferente de anos anteriores, as empresas vieram ao Tocantins com o intuito de concretizar negociações junto ao seu público alvo. “O crescimento do setor se dará muito através desta feira, que tem muito a contribuir com negócios, serviços e capacitações para os produtores”, frisou.

Agrotins
Em 2013, a 13ª edição da Agrotins vem com a participação de 450 expositores e a expectativa de movimentar mais de R$ 350 milhões em volume de negócios. A estimativa de público nos cinco dias de evento, conforme a organização, é de 75 mil pessoas nos cinco dias de evento.

Participações
Além do governador, participaram da abertura oficial da Agrotins 2013 o vice-governador João Oliveira; o prefeito de Aracajú e ex-governador de Sergipe, João Alves Filho; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente; e a procuradora geral de Justiça, do Ministério Público Estadual, Vera Nilva Álvares Rocha Lira. Também estiveram presentes os prefeitos de Almas, Leonardo Sette Cintra – presidente da Associação Tocantinense de Municípios; de Palmas, Carlos Amastha; e de Porto Nacional, Otoniel Andrade. Além dos presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso; e da Câmara de Palmas, Major Negreiros.