(BRASÍLIA-DF) - Empreender ações para o desenvolvimento do segmento de Pesca Esportiva no Tocantins, transformando- a em produto turístico competitivo nos mercados nacional e internacional. Com este foco, o Governo do Tocantins, através da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur) e da subsecretaria de Pesca e Aquicultura, pretende fomentar e apoiar a iniciativa privada, incentivando agentes de turismo na formatação de roteiros de pesca esportiva e capacitando os empreendedores informais para que se profissionalizem e contribuam com o aumento de fluxos turísticos, obtendo significativos benefícios econômicos para as comunidades.
Para isso, na semana passada, o governador, acompanhado do presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno e a subsecretária de Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida esteve em audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira e apresentou o projeto “Ordenamento e Fortalecimento da Pesca Esportiva no Tocantins” e defendeu a conservação das espécies de peixes, a melhoria da qualidade de vida dos pescadores com sua capacitação para atuarem como guias de pesca, e consequente inclusão nos roteiros turísticos.
O ministro mostrou-se sensibilizado e garantiu ao governador Siqueira Campos e comitiva que irá determinar a análise dos projetos apresentados, que ainda contemplaram a criação de peixes em tanques rede. Com mais de 7 mil pescadores credenciados e divididos em 33 colônias no estado, a pesca amadora no Tocantins tem grande potencial como fator de geração de renda e desenvolvimento social porque vem atraindo um número significativo de pescadores esportivos, encantados pela diversidade de espécies encontradas nos lagos e rios, com destaque para o tucunaré.
Presentes
Ainda estavam com o governador Siqueira Campos na audiência o secretário de Relações Institucionais, Livio de Carvalho e a diretora de Desenvolvimento e Produtos Turísticos da Adtur, Nazaré Martins. O projeto vai ser realizado nos municípios de Palmas, Dianópolis, Brejinho de Nazaré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Araguacema, Peixe e Caseara, eleitos prioritários por já estarem em estágio avançado na exploração dessa atividade e com demanda espontânea.