Governador Siqueira Campos e prefeito Ronaldo Dimas lançam a pedra fundamental do HGA

(PALMAS-TO) - O Governador Siqueira Campos assinou nesta terça-feira, 12, a ordem de serviço para início das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA), em evento realizado na semana em que a cidade comemora 55 anos de emancipação política. A unidade hospitalar, que recebe um investimento total de R$ 160 milhões do governo estadual, contará com estrutura semelhante a do Hospital Geral de Palmas (HGP), que passa por ampliação na estrutura. Além de Araguaína, o HGA, somado às obras de reforma previstas para o Hospital Regional, ampliará o atendimento que hoje é realizado a pacientes da região e dos Estados do Pará, Mato Grosso, Piauí e Maranhão.
Durante o evento, o Governador destacou a importância do hospital para a comunidade da região. Para Siqueira Campos, a nova estrutura possibilitará uma melhoria no atendimento às demandas da população. "É uma alegria muito grande. Fico feliz porque são 400 novos leitos, 60 leitos de UTI, isso tudo é uma conquista extraordinária para as pessoas guerreiras dessa cidade", completou.
Atualmente, o Tocantins é o Estado que mais investe recursos do orçamento estadual na saúde pública, com 18% do total do orçamento para 2013. Desta forma, conforme o Governador, o Tocantins tem conseguido investir em reestruturação do setor, reformando, ampliando e construindo hospitais no Estado. "Não tem, proporcionalmente, nenhum Estado com uma estrutura hospitalar como a do Tocantins", frisou.
Já a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, destacou que o HGA, além de ampliar o atendimento, irá diminuir a demanda que hoje é direcionada para o Hospital Regional do município. "Só neste mês foram realizadas 680 cirurgias no Regional. Isso quer dizer que o atendimento está sendo feito. O que ainda precisamos é de estrutura física e isso será resolvido com a construção do HGA", disse.
Segundo o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, a implantação de um hospital do porte que será o HGA, o município de Araguaína ganhará em atendimento em saúde, ao mesmo tempo que vai gerar centenas de empregos diretos. Somente no canteiro de obras, serão empregados cerca de 200 operários, além de toda a equipe que atuará no atendimento aos pacientes no hospital. "Este hospital é um sonho da comunidade que está sendo realizado. Serão benefícios extremos, gerando ainda diversos empregos diretos e indiretos", pontuou.
Durante a solenidade para assinatura da ordem de serviço e lançamento da pedra fundamental das obras, a população presente acompanhava atenta aos discursos e, ao mesmo tempo, confirmava as expectativas com relação à construção da nova unidade hospitalar. Para o comerciante Luís Pereira de Sá, de 67 anos e que há 40 mora em Araguaína, o HGA será um benefício muito grande para a população local. "Sem dúvida não vai ter coisa melhor para a nossa cidade. Um hospital aqui vai beneficiar a população da região toda. Vai melhorar tanto para mim, quanto para todas as pessoas", comemorou.

Presenças
Além do Governador Siqueira Campos, estiveram presentes na solenidade realizada na tarde desta terça-feira o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, de Carmolândia, Sebastião de Góes Barros (Bastin), de Wanderlândia, Eduardo Silva Madruga e de Nova Olinda, José Pedro Sobrinho. Também participaram os secretários de Estado da Saúde, Vanda Paiva, do Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa, da Juventude, Olyntho Neto e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, e vereadores de Araguaína. (ATN / Philipe Bastos)