(Augustinopólis-TO) - Trabalhadores em saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram de grupos de trabalho durante a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da região de Augustinópolis. O evento contou com a participação de 64 delegados e aconteceu nesta terça-feira, 1º de abril, no auditório do Centro Educação La Salle.
Após a plenária, foram aprovadas 19 propostas elaboradas pelos grupos de trabalho da Conferência Macrorregional em Augustinópolis e eleitos delegados de forma paritária - representantes dos gestores, dos usuários e dos trabalhadores em saúde - que irão participar da etapa Estadual de Saúde, prevista para acontecer em Palmas nos dias 27 e 28 de maio. "Aqui em Augustinópolis nós alcançamos a quantidade necessária de participantes e esperamos contar na macrorregional de Araguaína com todos os municípios da região", afirmou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida.
A Conferência Macrorregional terá mais três etapas nos municípios de: Araguaína, nos dias 03 a 04; Gurupi, nos dias 14 a 15 ; Palmas, dia 23 a 24 de e abril.
O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde do Tocantins, Secretaria de Estado da Saúde por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual e regionais de Araguaína e Palmas.

Temas Abordados na Plenária
Os grupos de trabalho discutiram sub-eixos sobre o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; fortalecimento da participação dos trabalhadores, da comunidade e do controle social nas ações de saúde; efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; financiamento da Política de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e união. (SESAU / Luciana Barros)