Samu foi acionado para prestar atendimento aos trabalhadores - Divulgação

Dezenas de funcionários do Frigorífico Minerva, em Araguaína, passaram mal após um vazamento de amônia dentro das instalações da indústria, na manhã desta terça-feira (11).
Três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atendimentos no local.
Alguns funcionários relataram dificuldades para respirar e precisaram de oxigênio. Outros apresentaram desmaios e ânsia de vômitos. O frigorífico foi esvaziado e os trabalhadores se deslocaram para uma área aberta às margens da rodovia BR-153.
Foi apurado que o vazamento ocorreu por volta das 7h30 na sala de máquinas, onde estão a câmara de refrigeração de carne e a central de distribuição de gás. A troca de turno dos funcionários ocorreu às 7h.
Conforme os funcionários, não houve nenhum alerta de emergência, tipo aviso sonoro. Os supervisores teriam avisado em cada departamento sobre o incidente e os trabalhadores saíram correndo de dentro do prédio.

FRIGORÍFICO MINERVA

divulga nota 
"Registramos, na manhã desta terça-feira (11), a abertura de um dos dispositivos de segurança da sala de máquinas da unidade de Araguaína, conforme projeto, que foi rapidamente solucionada.
Seguindo o nosso plano de emergência, a planta foi imediatamente evacuada para garantir a segurança dos colaboradores e da operação. Houve o pronto atendimento pelo Corpo de Bombeiros e do SAMU, e todos os funcionários passam bem. Todas as medidas de segurança e verificações foram feitas.
Reforçamos ainda que a segurança de nossos colaboradores é nossa principal prioridade, por isso, seguimos todas as normas nacionais e internacionais em nossas operações". 

GÁS PERIGOSO
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade, o que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.

OUTROS EPISÓDIOS
Apenas no ano de 2013 foram registrados três vazamentos de amônia dentro do Frigorífico Minerva em apenas quatro meses. O primeiro aconteceu no mês de março, quando o frigorífico foi interditado após o rompimento de uma válvula do sistema de refrigeração das câmeras frias, que liberou uma grande quantidade de amônia no ambiente. Nesta ocasião, 51 funcionários foram hospitalizados.
O segundo vazamento aconteceu em junho. Um forte cheiro de gás foi sentido pelos moradores da vizinhança durante um final de semana e chamaram o Corpo de Bombeiros.
O terceiro foi no final de julho. Os moradores do setor Pontes contam que ouviram um estrondo e depois viram os funcionários do frigorífico correndo para fora da indústria, além de muita fumaça