BRASÍLIA - O senador Donizeti Nogueira (PT) e o deputado federal Irajá Abreu (PSD), acompanhados de outros líderes tocantinenses, pediram ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro da Costa, uma solução para as estradas que ligam Tocantínia a Palmas [7 quilômetros] e a Pedro Afonso [40 quilômetros], que não foram pavimentadas por fazerem parte de território indígena. O encontro aconteceu na terça-feira, 8, no gabinete do petista.
Ao lado do deputado federal Irajá Abreu (PSD), dos prefeitos de Rio Sono, Roberto Campos (PR); de Tocantínia, Muniz Araújo (PSD); e de Lagoa do Tocantins, Minerva Dicléia (PSDB), o senador Donizeti Nogueira também cobrou a finalização da ponte sobre o Rio Sono, que liga a terra indígena ao município, e que foi embargada por decisão do Ministério Público.
As pendências já se desenrolam por quase 20 anos, informa Donizeti Nogueira. Os prefeitos contaram que o impedimento que técnicos entrem nas reservas para estudos é o maior entrave para um novo projeto executivo e finalização das obras.
O presidente da Funai propôs uma mesa de trabalho junto à sua assessoria técnica para descobrir soluções que viabilizem as obras, prevista para esta quarta-feira, 9. “Chamei o companheiro João Pedro porque sei que ele encontrará soluções para esse impasse”, agradeceu Donizeti.