Imagem do artista Zé Paiva representa Lago Rico no Parque Estadual do Cantão

(PALMAS-TO) - Abrir os olhos da população para a beleza e para a relevância da preservação ambiental, são alguns dos objetivos do registro fotográfico do premiado fotografo, Zé Paiva, sobre as beleza naturais presentes no Tocantins, que fazem parte da exposição “Expedição Natureza -Tocantins” , em cartaz no hall de entrada do auditório do Palácio Araguaia até o dia 25 de novembro.
Zé Paiva está rodando pelo Brasil registrando de maneira imagética as belezas naturais deste país continental. Segundo ele que já lançou livros retratando a mata atlântica e o panpa e e agora fotografou em várias regiões do Tocantins para retratar o cerrado e a floresta amazônica, é fundamental que todos conheçam as belezas naturais do país.
“O objetivo principal do trabalho é fazer com que as pessoas acordem para a importância da natureza. A natureza não é importante só pela beleza é muito mais que isso, mas para o equilíbrio do planeta Terra”, diz.
O projeto que resultou em um livro com o mesmo nome da exposição , “Expedição Natureza -Tocantins”, une arte e ciência, já que traz informações cientificais dos locais retratados juntamente com imagens artísticas, que representam a visão artística do autor sobre a natureza. É, segundo ele um trabalho mais artístico do que jornalístico.
Depois de 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica, Zé Paiva, registrou maravilhas naturais até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 156 fizessem parte do livro e 47 compusessem exposição.
Para o fotografo, o Tocantins é um estado belíssimo com uma riqueza natural ainda muito grande. Como um paraíso ainda razoavelmente longe da “ganancia desmedida da humanidade que está acabando com os recursos naturais”.
Dentre as informações o livro apresenta todas as unidades de conservação ambientais estatuais e federais de proteção integral, os parques e reservas, como por exemplo a Reserva do Extremo Norte que é a onde tem as quebradeiras de Babaçu. Importante pa quem quer conhecer mais sobre o Estado.
O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (federal) - e patrocinado pelas empresas Saneatins e Tractebel Energia S.A. e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Estado do Meio ambiente.

Fotógrafo
José Luiz Martins (Zé) Paiva, gaúcho que mora em Santa Catarina, trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal “O Globo”. Mudou-se, então, para Florianópolis, onde, desde 1984, dirige sua empresa. Aprimorou seus estudos em 1993 no International Center of Photography, em Nova Iorque.
Segundo a assessoria, realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Teve fotos publicadas em dezenas de livros, revistas e calendários. Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas.