Será realizado nesta quinta-feira, 30, das 13 às 18 horas, o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. O evento ocorre no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), localizado na Avenida Filadélfia, nº 568, no Setor Oeste.
Durante o fórum, serão apresentadas as ações já executadas no município a partir da adesão ao Selo Unicef, em 2014, quando foi realizado o 1º Fórum Comunitário. As ações da Prefeitura já em execução nas áreas de saúde, cultura, esporte e lazer no município, como a Semana do Bebê, instituída no último mês de maio, serão avaliadas durante o evento.
Nesta edição, através do diálogo entre gestores públicos e a população, será analisado o desenvolvimento das estratégias a fim de comprovar se houve avanço significativo no atendimento da população de 0 a 17 anos, tendo como resultado a redução dos casos de mortalidade infantil, gravidez na adolescência e envolvimento de jovens no mundo do crime. O segundo fórum é a última ação para avaliar se o município receberá o selo.
O evento é aberto à comunidade e contará com a participação de profissionais das secretarias municipais da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Ação Social; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de entidades socioassistenciais, além de um mediador do Selo Unicef.
 
Selo UNICEF

Os Fóruns Selo Unicef - Município Aprovado são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios que compreendem a Amazônia Legal.
Os trabalhos serão coordenados pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.