Teve início na noite desta terça-feira, 29, o 1º festival gastronômico da capital, Cozinha de Boteco. O evento, que segue até o próximo dia 14 de agosto, abrange bares e restaurantes da Avenida Palmas-Brasil.
O festival é promovido pela Agência de Turismo do Tocantins (Adtur) e parceiros, com a meta de fortalecer e divulgar o turismo da culinária de Palmas e do Estado. Para o presidente da Adtur, Omar Hennemann, o festival "é a forma de se provar da gastronomia popular tornando-se uma alternativa em relação aos restaurantes considerados finos, sem no entanto deixar de priorizar a qualidade e o bom atendimento", diz ele, acrescentando que "o Brasil todo admira a cozinha de boteco, e com isso estamos fazendo com que as pessoas do Tocantins mostrem o potencial de sua culinária", avalia.
Durante a abertura do festival, Hennemann ressaltou a importância da parceria formada com o governo do Estado através do Sebrae-TO, Conselho de Desenvolvimento Econômico - CDE, Abrasel/TO, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. De acordo com a coordenadora do evento, Tânia Márcia Roure, "é muito importante que os empreendedores da Avenida Palmas -Brasil tenham o Governo do Estado como apoiador, de modo a se investir no ramo da alimentação, que é um negócio que beneficia ao estado e às pessoas", enfatiza.

Participantes
Participam do Cozinha de Boteco seis empreendedores da Palmas-Brasil, com receitas que utilizam a mandioca como um dos ingredientes. O propósito é apresentar para um público diversificado o valor da culinária local.
Vanderlei Miguel Engle, participante do festival, destaca a oportunidade em que chefs, cozinheiros, garçons e atendentes tiveram desde o início do ano ao participarem do curso de capacitação que, além do concurso irão melhorar a maneira de atuar daqui para frente. "Estarmos junto com a Adtur é motivo de satisfação nossa e que é uma postura que deve continuar. É uma semente plantada e inclusive o caminho parta termos a revitalização da Avenida Palmas-Brasil como um centro gastronômico", destaca.
O Cozinha de Boteco segue até o dia 14 de agosto, quando um Júri Técnico e o Popular formado por cinco representantes da Seduc, Sebrae, Senac, Estratégia Consultoria, do Palmas Convention e do VisitorsBereau vão avaliar os pratos. O destaque número um será agraciado com uma placa e troféu.