(PALMAS-TO) - Equipe do Colégio Dom Orione treinou bastante para competir na fase estadual dos Jets "O esporte é um caminho que leva os alunos para atividades produtivas, com possibilidades de tê-los afastados das drogas", enfatizou o professor Rômulo De Goianorte, equipe da Escola Antenor Barreiras participa dos Jets "É uma emoção grande estar aqui, sendo a primeira equipe de nossa cidade a alcançar essa façanha", afirmou o estudante Lucas Estudantes de Araguatins também participam da fase estadual dos Jogos, como é o caso da equipe da escola Estadual Leônidas Duarte Para Paulo Vitor, o gosto pelo voleibol é uma herança da família e poder participar dos Jets é um passo a caminho da profissionalização Alunas de escolas de Monte do Carmo e Porto Nacional aproveitam para se conhecer melhor durante os Jogos Para Rebeca, Jets promovem o esporte e as amizades.
Cerca de 700 estudantes de diversas regiões do Tocantins estão em Palmas participando da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Até o próximo sábado, os alunos -atletas se enfrentam em competições de voleibol, handebol, futsal e basquete, nas modalidades feminino e masculino, categoria de 12 a 14 anos.
Da região do Bico do Papagaio, a equipe de voleibol masculino da Escola Estadual Leônidas Gonçalves, de Araguatins, está confiante em um resultado positivo na competição. O estudante Paulo Vitor Marques Amado Freire da Silva, de 11 anos, tem o vôlei como uma tradição de família, já que os pais são jogadores. Para ele, participar dos Jogos é trilhar o mesmo caminho. "É uma emoção participar dos Jets na fase estadual, aprendemos, aproveitamos o momento e nos divertimos", disse o aluno da 7ª série do ensino fundamental.
De acordo com o professor Otávio Santiago, técnico do time, a equipe já conquistou duas medalhas de prata e está em busca do primeiro lugar no pódio. "A nossa escola tem tradição no voleibol, ganhamos dois troféus de segundo lugar, temos uma quadra coberta e material para auxiliar nossas aulas", ressaltou o professor, frisando ainda que o esporte agrega aos alunos conhecimentos como o respeito, disciplina, amizade e solidariedade.
Pela primeira vez no Jets estadual, a equipe de futsal masculino do Colégio Dom Orione, de Tocantinópolis, chegou confiante à capital. "Vencemos na fase regional, com 14 times, estamos confiantes na nossa participação. O esporte é um caminho que leva os alunos para atividades produtivas, com possibilidades de tê-los afastados das drogas", enfatizou o professor de educação física, Rômulo Rodrigues Lima.
Um dos seus alunos é Vitor Duarte, 14 anos, capitão do time. "Este é um momento importante para verificarmos as formas de jogadas e para conquistar novos amigos", disse.

Interação
A interação entre os alunos começa nos alojamentos. Os times femininos estão hospedados na Escola estadual Frederico Pedreira; e as equipes masculinas no Colégio da Polícia Militar. As alunas Rise Freitas Campos, representante da Escola Estadual Padre Gama, de Monte do Carmo, e Rebeca Barbosa Teixeira, 13 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, da equipe de voleibol do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, aproveitam o Jets para fazer novas amizades. "É legal estarmos aqui, porque além da amizade, trocamos dicas de jogadas e até comentamos sobre os nossos adversários nas competições", afirmou Rebeca.
O aluno Lucas Martins, 14 anos, cursando o 9º ano do ensino fundamental na Escola Antenor Barreiras, de Goianorte, disse que também está aproveitando a viagem para ampliar a socialização com os alunos de outras regionais. "É uma emoção grande estar aqui, sendo a primeira equipe de nossa cidade a alcançar essa façanha. Para o estudante participar do Jets é um fator para se comportar melhor na escola e estudar mais para conseguir a vaga", frisou.