Piscicultura, recuperação de pastagens degradadas, compensação de carbono, commotidies agrícolas, produção e manejo de florestas são alguns dos assuntos que serão abordados na 13ª Agrotins. Ao todo, mais de 300 eventos vão ser realizados entre os dias 07 e 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Este ano, a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Amazônica terá como tema “Pecuária, com Tecnologia e Sustentabilidade”, voltada à maior cadeia produtiva do agronegócio estadual e a segunda maior atividade em termos de exportação.
O secretário de Relações Institucionais do Governo, Eduardo Siqueira Campos enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento econômico do estado. “A Agrotins é a expressão do bom momento econômico que vive esse setor (o Agronegócio), no Estado”, afirmou.
A Feira, que é uma realização do Governo do Estado, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. De acordo com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, a 13ª Agrotins apresentará diversas novidades tecnológicas e um espaço para a realização de diversos negócios que beneficiarão o desenvolvimento do setor produtivo. “Neste ano, as empresas interessadas em expor seus produtos e serviços nos procuraram mais cedo e tivemos até que expandir nossa área de exposição de maquinários”, informou o secretário executivo.
Crescimento
Nesta edição, o espaço da feira passou de 600 mil para 612 mil metros quadrados. O número de expositores, que era de 450 participantes na edição passada, aumentou para 432. Durante os cinco dias de evento, é esperada a participação de 75 mil pessoas, quatro mil a mais do que o registrado em 2012. E em relação aos negócios, a previsão é de que a movimentação financeira durante a Agrotins chegue ao patamar de R0 milhões.
Trade turístico
Faltando uma semana do início da Agrotins, hotéis, bares e restaurantes da Capital, além do setor de transportes, que formam o trade turístico, já se preparam para receber as pessoas que chegarão à cidade para o evento, um dos maiores da região Norte do País. Como ocorreu nas edições anteriores, a expectativa é de lotação das hospedagens e de muita gente circulando em Palmas. Para a presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih) no Tocantins, Ilza Correa, os hotéis estão preparados. “Já sentimos uma procura bastante grande e reservas em torno de 80%”, diz Ilza, acrescentando que: “Poderia ter Agrotins todos os meses”, brinca.
A responsável pelo setor de reservas do Hotel Pousada das Artes, Juliana Almeida, conta que todos os anos, durante o período da feira, o estabelecimento opera com a sua capacidade máxima. “É ótimo para o hotel, não temos do que reclamar”, afirma.
Os números positivos são aguardados também em bares e restaurantes. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Tocantins, Paulo Teixeira Reis Junior, diz acreditar que o evento irá aumentar a movimentação desses estabelecimentos em até 20%. “É muito positivo para o nosso segmento e, por isso, vejo hoje que a Agrotins é o maior evento do Tocantins”, destaca.
O empresário José Ernesto Betelli, proprietário do Restaurante Mumbuca, mudou a escala de garçons para atender os clientes que chegarão. “Com a feira, o movimento acontece de segunda a domingo, então iremos operar durante a semana com toda a equipe completa de garçons, assim como ocorre aos fins de semana”, conta, acrescentando que outra iniciativa do restaurante é conceder descontos para os participantes da feira e, dessa forma, atrair ainda mais a clientela.
Programação
No site www.agrotins.to.gov.br está disponível a programação completa da feira, além de uma lista de onde se hospedar nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Paraíso. A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária (Colaborou Josiane Mendes – Ascom/Seagro)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14692
Comentários