Os mais de 7 mil moradores de Tocantínia, cidade localizada na região central do Tocantins, viveram momentos de pânico na noite deste domingo (23) por causa de boatos divulgados nas redes sociais de forma irresponsável.
As mensagens falsas alertavam para o rompimento da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no rio Tocantins, e possível inundação da cidade que fica alguns quilômetros abaixo, às margens do rio.
Desesperados, homens, mulheres, jovens, crianças e idosos pegaram o que puderam e saíram desesperados de suas casas por volta das 23h30 para uma área mais elevada na zona rural da cidade, numa região conhecida como Cascalheira.
Imagens e vídeos mostraram a intensa movimentação de moradores a pé, de motocicleta e carros na estrada durante a noite.
"Inventaram essa história e os moradores começaram a correr de suas casas desesperados. Isso é muito sério! E se alguém perdesse a vida de verdade nessa fuga repentina?", questionou a moradora Lúcia de Fátima Matias.
Em nota, a Investco, empresa responsável pela UHE Lajeado, disse que todas as recentes notícias sobre a usina são falsas.
"A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade", disse.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16407
Comentários