(PALMAS-TO) - A prefeita de Lajeado, Márcia Reis, e o prefeito de Jaú do Tocantins, João Luis Cirqueira, segundo a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), foram os dois gestores vítimas de um suposto golpe do cartório. Segundo informações enviadas à imprensa, após receberem ligações de uma pessoa que se passava pelo nome de Roberto e que dizia ser do Cartório da 1ª Vara do Distrito Federal, os prefeitos analisaram a veracidade das informações repassadas e verificaram que não condiziam com a realidade das prefeituras. Assim desconfiaram estar diante de um possível falsário que queria extorquir dinheiro dos municípios.
De acordo o prefeito de Jaú, o primeiro gestor que recebeu as ligações, o falsário dizia que a prefeitura estava em débito com o Cartório, através de Títulos, os quais não foram identificados pelo prefeito. O suposto golpista disse também que os recursos do município seriam bloqueados, dentre estes, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), se o prefeito não quitasse os débitos junto ao Cartório. Roberto finalizou a ligação, assim que o Prefeito João Luis pediu que ele retornasse a ligação no seu telefone celular. O intuito era gravar a conversa. O mesmo aconteceu com a prefeita de Lajeado.
Desta forma, a ATM alerta os outros 102 municípios associados e até mesmo os que não são filiados, para que orientem seus funcionários quanto ao atendimento de ligações de estranhos e ao repasse de informações dos municípios.