O Tocantins apresenta uma abissal diferença salarial entre os trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. No caso dos servidores do Executivo estadual, essa diferença chega a ser mais que o dobro da média do que ganha um empregado do mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada no final do ano passado pelo site Catho, especializado em vagas de emprego, a média salarial do trabalhador tocantinense é de R$ 1.990,46, enquanto a média salarial dos servidores públicos do Executivo tocantinense é de R$ 4.689,57, ou seja 135,6% acima do funcionário do setor privado.
No ranking nacional da Catho, o Tocantins ocupa a 16º posição, atrás de Estados como o Amazonas, Pará, Goiás e Bahia. Segundo a pesquisa, as regiões Norte e Nordeste do país foram as que apresentaram as menores médias salariais.
Já o governo do Tocantins, que até dezembro possuía na sua folha de pagamento expressivos 52.911 servidores, demonstra mais generosidade na hora de pagar seus servidores em relação à iniciativa privada, conforme mostra a tabela abaixo:
Além de receberem em média mais que o dobro dos trabalhadores da iniciativa privada, os servidores ainda contam com outros benefícios como pagamento anual da data-base, que reajusta a remuneração conforme a inflação do ano anterior, além das progressões e plano de saúde subsidiado pelo governo.