(PALMAS-TO) - Há 25 anos o trabalho de extensão rural promove a mudança na vida de milhares de famílias de agricultores familiares em todos os cantos do Tocantins. Só neste ano, mais de 16 mil agricultores familiares foram atendidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, o Ruraltins. Força de trabalho presente nos 139 municípios, com 92 escritórios locais, sete regionais e 384 extensionistas rurais, dentre eles engenheiros agrônomos, economistas domésticos, técnicos agrícolas, médicos veterinários, zootecnistas, assistentes sociais, engenheiros florestais e biólogos.
Desde 1989, Hilário Portela trabalha como extensionista rural. Um trabalho pioneiro que desbravou as potencialidades naturais do Estado e transforma a cada dia a vida do agricultor familiar, ao gerar renda, emprego e promoção da permanência do homem no campo. "Prestar assistência técnica diretamente ao produtor rural, esse é o nosso trabalho. Identificamos as comunidades e os interesses que elas possuem, assim elaboramos o projeto de trabalho. Se for preciso o financiamento nós entramos com a parte do crédito rural", destacou.
Segundo o coordenador de Assistência Técnica, Extensão Rural e Meio Ambiente do Ruraltins, Agnelo Cruz, os extensionistas rurais são os agentes de mudança no campo. "Nosso objetivo é aumentar cada vez mais a produção, com ganho na produtividade, mas com sustentabilidade", frisou.
Há dois anos, João da Costa Amorim é produtor de mudas no município de Porto Nacional. De lá, suas mudas são comercializadas na capital e em Goiânia, cujo nicho de mercado é a jardinagem e o paisagismo. "É uma atividade nova, trabalhamos em parceria, estamos inteirando nossos conhecimentos. Nós na parte de produção e eles [o Ruraltins] na parte de defensivos agrícolas, técnica e orientações sobre o mercado, porque sem vender não há necessidade de produzir", frisou.
Amorim produz uma média de 10 mil mudas, a expectativa é ampliar a produção para 250 mil por mês, com aumento de estufas. "O Ruraltins, através do Hilário, foi nossa solução de arranque. Ajudando a implantar esse projeto", completou.
O agricultor familiar, Ivan Pereira, morador do município de Almas, a 276 km de Palmas, também faz parte do grupo de milhares de agricultores assistidos pelo Ruraltins. Por meio de projeto elaborado pelos profissionais do escritório local, ele teve acesso a uma das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com o dinheiro comprou um veículo, atualmente usado no transporte de frango caipira, produzido em sua propriedade. As orientações repassadas pelo profissional da extensão rural foram seguidas passo a passo e provocaram a melhoria da qualidade de vida da família.
"Hoje somos referência na produção de frango aqui na região de Almas e o próximo passo é montar um abatedouro. Considero o Ruraltins a casa do produtor rural que abriu as portas para o meu negócio", enfatizou o agricultor.
Dia do Extensionista Rural
Nesta sexta-feira, 6, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Extensionista Rural. Data criada pelo Congresso Nacional através da Lei 12.386 em 3 de março de 2011.
Para a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, o trabalho do extensionista contribui efetivamente para a implementação das políticas públicas, desenvolvidas pelo governo do Estado, estimulando a organização social, cultural e a geração de renda. "A agricultura familiar responde por aproximadamente 80% dos alimentos que chegam a nossa mesa e essa produção passa pelas mãos do extensionista, que orienta o agricultor e faz com que ele cresça e permaneça no campo. É um trabalho que merece todo nosso respeito e gratidão", destaca a presidente.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14874
Extensão rural fortalece agricultura familiar no Tocantins
Presidente do Ruraltins destaca o trabalho do extensionista que contribui para a implementação das políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado
Comentários