(PALMAS-TO) - Os expositores de animais caprinos, equinos, aves e bovinos que participarão da maior feira de tecnologia agropecuária da região amazônica, a Agrotins, terão que transportar os animais até o local do evento nos dias 7 e 8 de maio, das 8 às 21 horas, de acordo com o regulamento geral da feira disponível no site da www.agrotins.to.gov.br. A Agrotins acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
O zootecnista Silvio Reinaldo de Oliveira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro, na ocasião, afirmou que os animais serão recebidos e inspecionados por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que analisarão se estão enquadrados na legislação sanitária. “A pesagem dos animais para julgamento acontecerá no dia 10, pelos juízes responsáveis. Já a saída dos animais somente poderá ocorrer a partir do dia 12 de maio, após as 18 horas”, complementa.
Conforme a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Oliveira ressaltou que a alimentação básica para os animais será disponibilizada permanentemente pela comissão organizadora da Agrotins e o fornecimento aos cochos deverá ser feito por funcionários (tratadores) de cada proprietário, bem como rações suplementares e a segurança dos animais.
Comercialização
Durante o evento haverá mostras de equinos, julgamento de bovinos de elite, de ovinos e caprinos, torneio leiteiro, unidades de aves caipiras e o Portal da Pecuária. “O público ainda poderá conferir o Feirão do Touro, onde ocorrerá a comercialização de animais registrados durante todo o período da feira. Os produtores estarão junto aos animais para fornecer informações diretamente aos compradores”, reforça Oliveira.
O zootecnista lembrou que todos os elos da cadeia do leite estarão na feira, como o de produção, que vai expor a unidade do projeto Balde Cheio, e o da indústria, que terá as empresas demonstrando equipamentos para laticínio. “Teremos ainda o elo de mercado, que disponibilizará informações sobre legislação municipal, estadual e federal, e o do consumidor, que apresentará a residência de boas práticas, além da mostra de animais de programa de melhoramento do rebanho promovido pela Seagro, com alguns resultados preliminares”, completa.
De acordo com a Seagro, no Portal da Pecuária também haverá exposição, entre outros, de tanque de resfriamento de leite, ordenhadeira mecânica, ração, sal mineral, balanças e sementes.
Serviço
O regulamento está disponível para os interessados no site da Agrotins – www.agrotins.to.gov.br. Requisitos sanitários para a emissão de Guia de Transporte de Animal (GTA) ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3218-2121/2150.
Comentários