Público prestigiou abertura do evento

(Araguaína-TO) - A 6ª edição da Feira do Empreendedor que foi iniciada na quarta-feira (28) e se enecrra no próximo sábado, dia 7, no Centro de Atividades do Trabalhador, no setor Cimba, em Araguaína é um evento promovido pelo Sebrae Tocantins, com apoio de patrocinadores e parceiros e está levando além de conhecimento, oportunidades de negócios.
O potencial do Estado do Tocantins para novos empreendimentos foi destacado pelo governador Sandoval Cardoso na solenidade de abertura do evento. "O Tocantins é um Estado de oportunidades para novos negócios. O nosso povo gosta de trabalhar e o caminho é o empreendedorismo", ressaltou.
A expectativa é que a Feira do Empreendedor receba 13 mil visitantes até o último dia do evento, e movimente mais de R$ 10 milhões, o que afeta de forma imediata a economia do Estado e, posteriormente, o favorece desenvolvimento das atividades de quem vem expor seus produtos e negócios.

Empreendedores
Diante do potencial do Estado para novos negócios e das facilidades para quem decide abrir novas empresas, micros e pequenos empreendedores de diferentes setores participam da Feira em Araguaína. A gerente comercial de uma empresa de sistemas de dados, que trabalha com a transferência de informações, Jane Dunker, aponta que o Estado oferece muitas possibilidades. "O Tocantins é um Estado novo e oferece muitas oportunidades. Da necessidade das empresas e instituições educacionais em organizar suas informações, nossa empresa nasceu em Gurupi e hoje estamos em 11 estados", ressaltou.
Já Simão Alves Teixeira, encontrou em produtos de limpeza que oferecem soluções práticas a oportunidade de iniciar o próprio negócio. "O nosso Estado está crescendo e a correria já faz parte do cotidiano de quem mora aqui. Para facilitar as atividades das pessoas e das empresas, abrimos nosso negócio em Palmas e, em breve, chegamos também a Araguaína", disse.

Aciara
Como forma de apoiar as iniciativas em prol do crescimento econômico da cidade, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) participa da Feira do Empreendedor. A associação montou um estande em um dos pavilhões do evento e oferece aos visitantes informações e atividades encabeçadas pela entidade. "Estamos à disposição para que os novos empreendedores conheçam o nosso trabalho e unam-se a nós na luta pelo desenvolvimento do comércio e da indústria araguainenses", comentou o presidente Manoel de Assis durante a abertura oficial do evento.
O governador do Estado, Sandoval Cardoso, o presidente do Sebrae Roberto Pires, o prefeito Ronaldo Dimas e outras autoridades estaduais e municipais participaram do lançamento da feira. Na sequência, os presentes participaram da palestra com a executiva das Havaianas, Ângela Hirata, que falou sobre a importância de inovar sempre no mercado, mas mantendo as características essenciais do produto.
Para Manoel, Araguaína vive um momento importante para o setor de comércio e serviços e a feira contribui decisivamente para estimular o investimento entre os empresários. "Estamos sendo apresentados a novas ideias, novos segmentos e todos ganham com isso. Somos reconhecidos por nossa força econômica e agora é hora de mostrarmos nossa organização e nosso potencial para ampliar ainda mais o que já conquistamos", afirmou o presidente, que reforça, ainda, que a pujança econômica de Araguaína "foi determinante para que a feira fosse realizada pela primeira vez fora de uma Capital".

Competitividade e desenvolvimento
O evento é a principal janela de oportunidades para os empreendimentos que visam abrir, ampliar ou diversificar as atividades, principalmente para negócios de pequeno porte. Serão cerca de 50 empresas em exposição e os visitantes poderão participar de rodadas de negócios, oficinas e palestras. Já no primeiro dia, cerca de 1,7 mil pessoas passaram pelos estandes.