A cúpula nacional do PMDB destituiu, na manhã desta quarta-feira, 14, o diretório do partido no Tocantins. À imprensa, a deputada estadual Josi Nunes (PMDB) afirmou que a comissão provisória, que será formada por sete membros, deve ser definida ainda nesta quarta. No Tocantins, o partido era presidido pelo deputado federal Júnior Coimbra.
Mais da metade do diretório do PMDB no Tocantins renunciou ao cargo na quarta-feira, 7. O motivo das desistências seria porque Júnior Coimbra estaria articulando uma composição com o governo do Estado para as eleições de 2014.
Josi Nunes já havia afirmado que o presidente nacional do partido, Valdir Raupp afirmou que, em reunião, Júnior Coimbra teria declarado que ele e mais cinco deputados tinham feito acordo de secretarias com o governo do Estado.
Na Assembleia Legislativa do Estado, o PMDB tem, além de Josi, Eli Borges, Vilmar do Detran, Ricardo Aires, Iderval Silva e José Augusto Pugliesi.
Segundo Josi, Raupp contou ainda que Coimbra afirmou que a intenção era estar unido ao governo do Estado mirando as eleições de 2014 “porque acreditava que Gaguim e Marcelo Miranda estariam inelegíveis”.
Conforme antecipado, Raupp teria dito, na semana passada, que se Coimbra não convocasse novas eleições, iria destituí-lo. Quando questionado sobre o possível acordo de secretarias com o governo, Júnior Coimbra negou as declarações de Josi e chegou a afirmar que “nunca conversou” com o governador Siqueira Campos (PSDB), salvo no palanque do prefeito eleito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB). Ele afirmou ainda que membros que assinaram o documento de renúncia, já estavam começando desistir porque “haviam sido enganados”.
Fritura
Enquanto Josi estava em Brasília, a bancada peemedebista na Assembleia Legislativa já articulava a sua retirada da liderança do partido na Casa. Nessa terça-feira, 13, quatro dos seis deputados estaduais do PMDB assinaram o documento em favor de destituição de Josi. Agora, a bancada tem o deputado Vilmar do Detran (PMDB) como novo líder e o deputado Ricardo Ayres (PMDB) de vice.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14555
Comentários