A professora Rosália com os studantes Carla, Kayre e Raimundo (Itaguatins)
As alunas Ludimila, Ana Maria e Jannine com a professora Fabiana (Muricilândia)

Com muita expectativa, seis estudantes tocantinenses iniciam, nesta segunda-feira (11), uma nova jornada de conhecimento. Eles estão participando da 4ª Etapa Semifinal Documentário da Olimpíada de Língua Portuguesa, que está sendo realizada em São Paulo, SP, no período de 11 a 13 de novembro.
Na tarde desta segunda-feira (11), eles já foram premiados com a medalha de bronze. Hoje e amanhã participarão de oficinas e passeios culturais e concorrerão ao prêmio nacional.
Estão em São Paulo as estudantes de Itaguatins, Carla Daniela Silva de Brito, Kayre Gabriel de Andrade Oliveira e Raimundo Almeida da Silva, acompanhados da professora Rosália Conceição dos Santos Pereira. Concorrem ao prêmio nacional com o trabalho denominado Turismo e preservação trazem bem-estar para a população. Eles fazem parte do Colégio Estadual Olavo Bilac.
Representando Muricilândia, as alunas Ludimila Carvalho dos Santos, Ana Maria de Brito Sousa e Jannine Ferreira Tavares, acompanhada da professora Fabiana Martins Ferreira Braga, da Escola Estadual Marechal Costa e Silva. Elas estão participam com o documentário O nosso passado é que fez nosso presente e está preparando o nosso futuro.
As estudantes da Escola Estadual Marechal Costa e Silva são da Comunidade Quilombola Dona Juscelina, de Muricilândia. A aluna Ludimila ressaltou a alegria de representar o Tocantins nesse evento tão importante. "Estamos muito emocionadas e cheias de alegria por representar o lugar em que vivemos e mostrar um pouco da nossa trajetória histórica, a maneira que convivemos e nos alegramos em nossas terras", frisou.
A professora Rosália explicou que é a primeira vez que a escola participa de uma semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. "É uma vitória estarmos aqui com um grupo de estudantes. Será um momento de muita aprendizagem e uma oportunidade para adquirir experiências significativas. E estamos firmes na expectativa de sermos classificadas para a etapa nacional da olimpíada", contou.
Neste ano, estão participando da fase semifinal 63 documentários de estudantes representantes dos estados brasileiros.