(PALMAS-TO) - Programas implementados pelo governo do Tocantins vão melhorar a gestão ambiental do Estado. Com investimentos de US$ 17,5 milhões, as ações são previstas no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS), envolvendo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
De acordo com a Agência Tocantinense de Notícias (ATN), o PDRIS para o meio ambiente tem como foco a melhoria do sistema de licenciamento ambiental, monitoramento e medidas de execução, aprimoramento do sistema de cadastro de direitos sobre o uso da água. Além disso, o projeto prevê a realização de estudos sobre de políticas públicas para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
O secretário da Semades, Alan Barbiero, avaliou que o principal desafio é a modernização do processo de licenciamento ambiental e o reforço na estrutura atual do Naturatins. “Queremos combater o desmatamento ilegal, reduzir as queimadas e ainda ampliar as unidades de conservação, porque nós precisamos preservar nossa biodiversidade”, explica.
As ações da área de meio ambiente estão dentro do componente do melhoramento do gerenciamento ambiental, em que há a definição de uma linha de base do desmatamento ilegal, que será realizada com embasamento no novo código florestal. “Temos o compromisso de até 2018, prazo final do projeto, reduzir em 40% do desmatamento ilegal no Estado”, ressalta Rubens Brito, diretor de meio ambiente da Semades.
Oficina
Para capacitar técnicos ambientais, o governo está promovendo a Oficina de Planejamento Estratégico, no Parque Estadual do Cantão, a partir de quinta-feira, 5, com 30 profissionais de todos os departamentos do Naturatins. “Estamos avaliando nossa estrutura e as principais necessidades, pois assim saberemos onde e como investir os recursos desse projeto”, avalia Rômulo Rogério Mascarenhas, diretor executivo do Instituto. (Com informações da ATN)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14798
Comentários