(PALMAS-TO) -  O governo do Estado vai construir, na cidade de Paraíso, mais uma Escola de Tempo Integral (ETI) com capacidade para atender 1.500 alunos do ensino fundamental e médio. A área total da escola será de aproximadamente 4 mil metros quadrados e estará localizada no Setor Jardim América. Serão investidos R$ 10.291.399,21 na construção da escola, que será realizada pela empresa Rodes Engenharia, vencedora da licitação concorrência.
De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc), Idelma Pereira de Bastos Santos, a escola de Paraíso terá estrutura completa para garantir o aprendizado de qualidade, com novas oportunidades aos estudantes. “A escola terá 21 salas de aula, cinco laboratórios, seis salas para artes, duas quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, refeitório, auditório, biblioteca, consultório odontológico, sala de primeiros socorros e descanso”, enumera Idelma ressaltando os principais espaços que a unidade escolar vai oferecer.
A diretora ainda ressalta os benefícios que a escola de tempo integral vai proporcionar aos estudantes. “As atividades de tempo integral provocam uma melhora significativa na aprendizagem, concentração e atenção dos estudantes. Melhora o rendimento do aluno, libera os pais para o trabalho, supre a necessidade de praticar esportes, proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso, possibilita a orientação dos estudos e tarefas, supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia, desenvolvem hábitos de higiene, melhora a convivência em família e afasta o risco social”, detalha.

ETI
Os estudantes cumprem uma rotina organizada nas Escolas de Tempo Integral, com disciplinas diversificadas do currículo tradicional e que contribuem para com o aprendizado dos estudantes. “A ampliação da carga horária do aluno possibilita a inserção de componentes curriculares que serão capazes de fortalecer as disciplinas tradicionais, como por exemplo, as aulas de experiência matemática, leitura e conto”, explica a diretora.
Na ETI, além das crianças e jovens estudantes, os pais e a comunidade também podem utilizar a estrutura escolar para realizar reuniões, encontros, seminários e praticar aulas de dança, hidroginástica, natação. “É a comunidade participando e utilizando o ambiente escolar”, ressalta Idelma.