(PALMAS-TO) - O combate ao tráfico e uso de drogas em Palmas e no interior do Estado está sendo intensificado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). De janeiro a março deste ano, de acordo com informações do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, foram realizadas 149 ações de apreensão de drogas em todo o Tocantins. Em 2012, foram apreendidas mais de uma tonelada de entorpecentes no Estado (cocaína, maconha, crack, dentre outras).
Para o delegado do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), Carlos Manso, a meta é reforçar o combate para garantir a segurança da população. “Vamos continuar com as ações de investigação, estratégia e inteligência para que mais pessoas que insistem em comercializar drogas em Palmas e no Estado sejam presas em levadas à Justiça”, declarou o delegado.
De acordo com o secretário da Pasta, João Fonseca Coelho, as ações são reforçadas pelo trabalho em conjunto das policias Civil e militar. “Operações policiais em conjunto sempre trazem excelentes resultados e visam sempre levar mais segurança à população tocantinense”, frisou.

Educação e Prevenção
Além do combate, o trabalho do Governo do Estado também está focado na prevenção. Programas como o Proerd e o Amor Exigente vêm ajudando dependentes químicos a abandonarem o vício e evitam o envolvimento de crianças e jovens com as drogas. “É preciso educar e oferecer oportunidades de ensino e qualificação profissional às crianças e jovens para que eles não entrem no mundo da marginalidade”, ressalta em seus discursos o Governador Siqueira Campos, referindo-se à importância destes projetos na prevenção da criminalidade e consumo de drogas.

Proerd
Mais de 200 mil crianças e jovens formados. Este é o total de estudantes da rede de ensino pública e particular atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em todo o Tocantins. “Por meio do Proerd as crianças e jovens são preparados para lidar com situações onde possam se envolver com drogas”, explica o coordenador do Proerd, Tenente Oliveira. Os números são de 10 anos de atuação no Estado.
De janeiro a março deste ano, mais de 35 mil atividades ostensivas de prevenção já foram realizadas em todo o Estado. Crianças e jovens fazem parte da estratégia de combate às drogas. “O Proerd trabalha dentro das escolas. Ensina e orienta as crianças quanto a situações que possam gerar o contato ou consumo de drogas. Além de orientar estudantes, a presença do policial na escola também inibe a oferta de drogas. Só em Palmas já atendemos 60% das escolas. A nossa meta é atender 100% das escolas ainda este ano”, acrescenta.

Amor Exigente
Segundo a diretora de Departamento de Ações Sobre Drogas da Secretaria de Defesa Social, Magda Valadares, em 2012 foram capacitadas, por meio da Pasta, lideranças locais de 19 municípios para realização de trabalhos de prevenção por meio do Programa Amor Exigente. Segundo Magda,estima-se que mais de mil pessoas tenham sido alcançadas por meio dessas lideranças. “A meta do Programa é capacitar as lideranças para que elas atuem junto à sua comunidade, dentro da família e demais pessoas de seu convívio social”, explica.
O Amor Exigente é um programa que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 princípios básicos e éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que, por meio de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Atualmente, o movimento conta com 11 mil voluntários que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São mais de 641 grupos no Brasil, um na Argentina, e 14 no Uruguai, além de cerca de 259 subgrupos de frutos de Amor Exigente. (Com informações do programa Amor Exigente)