(PALMAS-TO) - A juventude do Tocantins irá participar ativamente da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Essa foi a garantia do secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, durante a apresentação do projeto da JMJ Rio 2013, que aconteceu nessa segunda-feira, 18, no Palácio Guanabara – sede do Governo do Rio de Janeiro. Olyntho Neto participou do encontro representando o Governador Siqueira Campos. O ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou e contribuiu na definição de questões como a estrutura do evento.
O projeto foi apresentado pela Comissão Especial Governamental para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Na ocasião, a atenção do Governo do Tocantins voltada à Jornada foi reconhecida como uma atitude muito importante para a formação da sociedade. O monsenhor Joel, do Rio de Janeiro, organizador do evento, elogiou o Governador Siqueira Campos por ter enviado um representante do Estado ao encontro e sair na frente dos demais com uma iniciativa pioneira de apoio à juventude. “Todos os estados devem contribuir com a JMJ e o Tocantins está saindo na frente”, destacou.
Aos participantes e ao ministro Gilberto Carvalho, Olyntho Neto disse que em 2013 os jovens tocantinenses serão mobilizados e receberão o apoio necessário para que possam ir ao Rio de Janeiro trocar experiências com os cerca de 3 milhões de participantes previstos no evento.

Jornada
A JMJ - Jornada Mundial da Juventude consiste numa reunião de milhões de jovens de várias partes do mundo, que acontece a cada dois ou três anos, desde 1985. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, o convite é destinado a toda juventude. Durante as JMJ acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.

Rio + 20
Depois da apresentação da JMJ, o secretário Olyntho Neto e o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Divaldo Rezende, participaram de um coquetel oferecido pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara, aos participantes da Conferência Rio + 20. O presidente em exercício, Michel Temer, também esteve presente. (Samuel Daltan)