(PALMAS-TO) - O Tocantins será pioneiro na implantação de sistema que dinamizará o atendimento nos hospitais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) receberá R$ 1,5 milhão para informatizar o Sistema Cartão Nacional de Saúde. Dentre as unidades da federação, o Tocantins está entre os sete Estados contemplados pelo Ministério da Saúde.
O recurso será transferido para a conta do Estado em três parcelas. A primeira parte será depositada em dezembro deste ano. O serviço será concluído até dezembro de 2014.
Com o sistema, as unidades de saúde do Tocantins estarão interligadas entre si por meio de um software, que será alimentado sempre em que o usuário utilizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A pessoa que buscar atendimento num hospital de outro município do Tocantins, o sistema informará detalhes sobre ela. O profissional de saúde que atendê-la, saberá se esse paciente passou por cirurgias, foi internado ou se tomou medicações, por exemplo. A ação permitirá a continuidade do serviço com mais agilidade.
O recurso permitirá à Sesau adquirir equipamentos de informática, softwares, além de capacitar os profissionais que vão alimentar o sistema. Para a supervisora de gerenciamento de projetos da Sesau, Welma Melo, a proposta é implantar uma solução conjunta de gestão ambulatorial, que integrará as unidades médicas hospitalares do Estado. "O sistema diminuirá as dificuldades enfrentadas com relação às barreiras geográficas", afirma.