Para o superintendente federal da Agricultura, o Tocantins é modelo em nível de exportação de carne bovina

PALMAS-TO - Com rebanho estimado em oito milhões de animais bovídeos, entre bovinos (gado de leite e corte) e bubalinos (búfalos), o Tocantins comemora, em novembro, a marca de 38 milhões de toneladas de carnes exportadas para todo o Brasil, além de 130 países. Esse número foi alcançado graças ao esforço do governo do Estado em manter fortalecida a campanha de erradicação da febre aftosa no Tocantins.
Todos os anos são realizadas duas campanhas de vacinação, sendo que a primeira, no mês de maio, vacinou cerca de 99,14% do gado do Estado. Já a segunda etapa teve início neste sábado, 9, na fazenda Brejinho, município de Pedro Afonso, a 173 km de Palmas. A meta é imunizar 100% do rebanho tocantinense.
Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Marcelo Aguiar Inocente, o governo do Estado tem uma grande preocupação com a qualidade da carne que é consumida pela população e comercializada para outros países. “Todos os anos temos visto um crescimento na produção e exportação de carne, prova disso é que esperamos alcançar 40 milhões de toneladas de carne ainda esse ano”, explicou.
O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, destacou a importância das ações do governo do Estado para o desenvolvimento do agronegócio na região. “Em nosso município a agricultura e pecuária são responsáveis por 95% da economia, ter um governo que vê as nossas necessidades e atende nossos anseios, faz com que o crescimento seja sempre continuo”, ressaltou.
Segundo o superintendente Federal da Agricultura (SFA), do Ministério da Agricultura, Jalbas Aires Manduca, o Tocantins é atualmente um modelo em nível de exportação de carne bovina. “Países como a Rússia, Chile, Uraguai, dentre outros, consomem a carne desse Estado sem se preocupar com doenças. Prova de que o trabalho da Adapec está dando resultado positivo para o produtor, para o Estado, para todo o País”, falou.
Durante o evento de lançamento da campanha, o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (COAPA), Ricardo Koury, frisou que manter o Tocantins livre da aftosa faz com que o produtor rural tenha a garantia de abertura para o mercado. “Não basta só vender carne, ela tem que chegar à mesa do consumidor com qualidade. O trabalho feito pelo governo, através da Adapec, garante isso”, explicou.