Governador Siqueira Campos esteve em Paraíso no mês de maio para assinatura da ordem de serviço que viabiliza as obras do Distrito Industrial

(PALMAS-TO) - O Governo do Estado autorizou o início das obras no Parque Industrial Álvaro Milhomem, no setor Nova Esperança, em Paraíso. A estruturação do setor faz parte do conjunto de obras voltadas para a melhoria desses centros industriais em todo o Estado. O investimento total da obra está previsto em R$ 1,5 milhão para terraplenagem, pavimentação asfáltica e construção de rede de distribuição de energia elétrica no distrito. Os recursos, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), são do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado.
O parque terá uma área de 213 m², dividida em 103 lotes. Já existem 26 empresas instaladas e funcionando no local; e mais 18 empresas estão em processo de instalação. A obra vai gerar 500 empregos diretos e indiretos.
De acordo com o titular da Sedecti, Paulo Massuia, a estruturação de parques industriais e comerciais são uma necessidade para fortalecer a iniciativa privada e alavancar o desenvolvimento da economia do Tocantins. Para ele, além de políticas públicas efetivas, a estruturação de locais específicos para a instalação de empresas é fundamental. “Não basta apenas políticas públicas para a parte legal. Este é um dos objetivos do Governador Siqueira Campos e que está no Brasão do Estado: Estado da Livre Iniciativa e da Justiça Social”, completou.
Ainda segundo o secretário, a meta do Governo é implementar e fortalecer distritos industriais em alguns dos maiores municípios tocantinenses. Segundo informações da Sedecti, além de Paraíso, estão em andamento, ou estão previstas, obras em Palmas, Colinas, Porto Nacional e Araguaína. “Não cabe exclusivamente ao Estado a responsabilidade de geração de emprego e renda. Se o Estado propiciar um conjunto de estruturas que seja favorável ao empresariado, esta demanda será naturalmente atendida”, explicou.

Incentivo

Ação proposta pelo Governo de Siqueira Campos, o apoio às micro e pequenas empresas tem recebido especial atenção por parte da gestão estadual. Para o secretário, este conjunto de ações é de suma importância, uma vez que o setor gera em torno de 70% dos empregos no Tocantins. Contudo, Massuia frisou que os médios e grandes empresários não são deixados de lado pelo Governo. “As pequenas empresas são as geradoras de emprego e renda. Mas as empresas de médio e grande porte geram mais divisas para o Estado. Por isso a multiplicidade no tamanho dos lotes, para atendermos a todos”, pontuou.
O secretário frisou que a previsão para o término das obras no Distrito Industrial de Paraíso é de 60 dias. Contudo, as obras já geram boas expectativas entre os empresários que tem empreendimentos no local. Para o gerente da Dom Jason Indústria, Comércio e Distribuição, Cláudio Gomes, as melhorias no setor poderão ampliar a gama de clientes e a renda da empresa. “Nós teremos valorização imobiliária, mais comodidade e facilidade de acesso de nossos clientes”, destacou.
Além disso, o gerente da empresa ressaltou que as obras no setor industrial levarão melhoria no trabalho dos funcionários, com menos poeira e lama. “Vai melhorar, inclusive, a qualidade de vida dos nossos funcionários, sem aquela poeira”, frisou.

Previsão de outras obras

Além das obras em Paraíso, a estruturação do Distrito de Colinas, conforme Massuia, deve ter início nos próximos meses, bem como as obras no Distrito Industrial da quadra 512 Sul, em Palmas. “Ainda esta semana devem ser aprovadas as licenças ambientais para o distrito da quadra 612 Sul. A Prefeitura deve aprovar e vamos colocar as obras em licitação”, apontou o secretário. (Philipe Bastos /ATN)