PALMAS (TO) - Entre as modalidades do esporte rural, a prova dos Três Tambores movimentou o final de semana na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), atraindo grande número de pessoas. Nem a chuva que caiu foi capaz de contrariar os ânimos dos competidores e principalmente do público, que lotou as arquibancadas. A prova é atração dentro da programação da Feira e tem o objetivo de dar visibilidade, valorizando o esporte rural, e marca ainda o encerramento do evento.
A competição traz charme e elegância para dentro da arena, já que é a única com participação tanto masculina quanto feminina. Trata-se de uma corrida contra o tempo, sendo vencedor o competidor que contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.
Montado no lombo de um cavalo ou de uma égua, o competidor percorre o trajeto usando uma sela, a velocidade e o entrosamento com o animal, que são itens fundamentais para a boa apresentação. A contagem do tempo, antes manualmente, é feita por uma fotocélula, assim que o pescoço no animal cruza a linha imaginária (ponto de partida), o cronômetro é acionado e finalizado com a chegada.
Caso o atleta derrube um dos tambores, são acrescentados cinco segundos no tempo final. Os competidores se apresentam mais de uma vez, sendo vencedor aquele que obter o menor tempo na somatória.

Participação
Além de competir fora de Palmas, João Pedro Ciriato estava entre os 27 competidores inscritos para a disputa do último sábado, 9. Com apenas 7 anos de idade, já leva vida de gente grande e é destaque no grupo. Quando se refere aos estudos, o garoto precoce ainda não sabe ainda o que vai fazer quando crescer. “Gosto muito de montar e não tenho medo dos animais, eu não vou abrir mão deste esporte”, disse João Pedro.
Para o secretário da Agricultura, Clemente Barros, é crescente o número de pessoas e expositores na Agrotins, que já se consolidou como uma das maiores Feiras do segmento do País e a maior da região Norte. “Fechamos a Agrotins com chave de ouro, graças também ao esporte rural. Vamos trabalhar para em 2016 fazermos uma Agrotins ainda melhor”, concluiu o secretário.
A prova contou também com a presença de expositores, servidores e da deputada Federal e primeira-dama do Estado, Dulce Miranda.

Classificação
As provas foram divididas em três Ds (disputas) e a classificação final ficou da seguinte forma:

1° D
Com 19,055 segundos, Robson Ricardo fez o melhor tempo, montando o cavalo Montane Versátil; em segundo lugar Jéssyca Morais com o tempo 19, 337 segundos montou o cavalo Thynker Boy; e Sofhia Vieira, com a égua Savana fez o percurso em 19,552 segundos.

2° D
Camila Furtado montando o cavalo Killer Shine ficou em primeiro lugar com 20,181 segundos; seguida de Diego Brito que garantiu o segundo lugar com 20,373 segundos e com o cavalo Colth Leo; Maria Clara Leal ficou em terceiro com 20,562 segundos.

3º D
Cruzando a linha de chegada e com o tempo de 21,209 segundos, Sophia Santos garantiu o primeiro lugar montando a égua Angélica; já Diego Brito ficou em segundo lugar com o tempo de 22,065 segundos com o cavalo Golden Six; e Filipe de Oliveira em terceiro com o tempo de 22,135 segundos.