(PALMAS-TO) - O governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) em parceria com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), promovem na próxima terça-feira, 20, das 8 horas às 18 horas, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, simpósio “Modelos de Parcerias no Gerenciamento de Serviços Públicos”.
Segundo informações da Sesau, o evento tem o objetivo de promover um intercâmbio e incentivar o debate através das experiências vivenciadas por gestores públicos durante a construção deste novo modelo de gestão compartilhada dos serviços públicos de saúde, por meio das OSs - Organizações Sociais. Estarão participando do evento secretários municipais de saúde, diretores, coordenadores de saúde, representantes do poder judiciário, sindicatos, entidades e outras autoridades.
O encontro será aberto pelo secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública do Tocantins, Eduardo Siqueira Campos, pelo secretário de Saúde do Tocantins, Arnaldo Alves Nunes e pelo presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior.
Na programação, estão previstas apresentações das experiências internacionais em modelos de parcerias e contratos de gestão que será feito pelo diretor da Gesaworld do Brasil, Dr. Joan Castillejo. Também será debatido a visão do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre modelos de parcerias e contratos de gestão apresentado pelo superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto.
Já o superintendente de Apoio a Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Ceará, Regis Sá Vieira, o secretário Municipal de São Paulo, Januário Montone e a prefeita de Cubatão- SP, Márcia Rosa de Mendonça Silva irão apresentar suas experiências nos contratos de gestão.
O evento também contará com a presença do secretário de Estado da Saúde do Amazonas Wilson Duarte Alecrim, do secretário adjunto da Saúde de Rondônia, José Batista da Silva e o diretor de Unidades da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Charles London, que irão apresentar a visão dos Gestores de Saúde nos Estados onde há pretensão de adotar o modelo de Organização Social de Saúde.
Finalizando os debates o secretário de Saúde do Tocantins, Arnaldo Alves Nunes fala sobre o modelo de gerenciamento do Estado do Tocantins. O evento encerra às 18h, com a presença do governador do Tocantins, Siqueira Campos.

Mais informações
No Tocantins a gestão compartilhada, passou a ser vivenciada a partir do dia 01 de setembro, onde 17 Unidades Hospitalares do Estado passaram a ser gerenciadas pela Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar que atua em 13 Estados brasileiros, atendendo uma média de 30 hospitais, locais onde estão sendo implantados modernos métodos de gerenciamento.

Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro também adota o modelo de gestão das unidades de saúde pelas Organizações Sociais. O projeto de lei que autoriza a gestão no Estado Rio de Janeiro foi aprovado no início da semana, pela a Assembléia Legislativa daquele Estado.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, que é favorável à implantação do modelo de gestão no Estado, afirmou em mensagem enviada à Assembléia Legislativa “que a proposta representa o investimento em um modelo de gestão mais eficiente, possibilitando a melhoria contínua dos serviços de saúde prestados à população fluminense, resguardados os princípios do SUS e a busca da economicidade”.