(PALMAS-TO) - O Governo do Estado, a CNA – Confederação Nacional da Agricultura e o Governo Espanhol estão fechando uma parceria para a criação do Centro Internacional de Irrigação e Agricultura de Baixo Carbono. Nessa quarta-feira, 15, o conselheiro de Agricultura e Meio Ambiente da Embaixada da Espanha, José Maria Gomes Neves e o gerente do Grupo Tragsa no Brasil, Félix Díaz de Rada Santos, visitaram o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café e o secretário do Meio Ambiente, Divaldo Rezende, para tratar de detalhes do projeto.
Segundo o conselheiro José Maria, o Centro vai pesquisar e experimentar sistemas de irrigação e práticas agrícolas e trabalhar com a com a formação e a capacitação de técnicos e agricultores. “O Centro também terá o papel de buscar formas para melhorar a comercialização dos produtos agrícolas tocantinenses”, complementou.
Para Divaldo Rezende, as perspectivas para que o projeto seja um sucesso são grandes. Segundo o secretário, a Espanha é referência mundial em tecnologia de irrigação e o Tocantins é um dos estados brasileiros com maior disponibilidade de terras para agricultura irrigada. “Temos um potencial de 4 milhões de hectares para desenvolver a agricultura irrigada e quantidade suficiente de recursos hídricos para ser utilizado pelo setor”, apontou.

Visita do ministro

Na reunião também foram acertados mais detalhes da vinda do ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Miguel Arias Cañete, para o Tocantins, previsto para outubro ou novembro deste ano. O secretário Divaldo Rezende adiantou que o Governo do Estado está articulando o encontro dos secretários de Agricultura e de Meio Ambiente dos nove estados da Amazônia Legal com o ministro espanhol. (Luiz Melchiades)