Zacarias Martins

(Gurupi-TO) - Integrantes da Academia Gurupiense de Letras (AGL), os escritores Ednéa Rezende, Zacarias Martins, Paulo Henrique Costa Mattos e José Maciel de Brito tiveram obras selecionadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc)  e que vão reforçar o acervo das bibliotecas escolares da rede estadual.
A iniciativa é resultado do edital “Obras do Tocantins” que tem como objetivo selecionar obras de autores tocantinenses.  Foram contemplados 20 autores. De cada livro selecionado serão adquiridos 500 exemplares, dentre os quais, “Retalhos”, livro de contos de Ednéa Rezende.
Além dos 20 títulos eleitos, a comissão julgadora do Edital, com base legal no item 7.6 e pela relevância de todas as obras apresentadas ao pleito, recomendou ainda uma lista de outras 10 obras que poderão ser adquiridas de acordo com a disponibilidade orçamentária da pasta. Fazem parte dessa relação as obras “Histórias da História de Gurupi”, de Zacarias Martins; “O Brasil  dos Brasis: da invasão à extensão”, de José Maciel de Brito e  “A  fronteira final: A globalização e a questão agrária no Brasil”, de Paulo Henrique Costa Mattos.
De acordo com o presidente da AGL, José Maciel de Brito, a seleção de obras de acadêmicos da instituição comprova a efervescência do fazer literário na cidade. “A Academia está cumprindo com o seu papel de fomentar a produção literária local e a seleção das obras de nossos escritores só vem a comprovar que estamos no caminho certo, valorizando sempre e cada vez mais os talentos literários gurupienses”, afirmou.

EDITAL
O edital “Obras do Tocantins” foi lançado no dia 12 de julho deste ano, durante a realização da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit). O intuito do Governo do Estado é valorizar as produções literárias, científicas, metodológicas e didáticas do Tocantins, bem como atualizar o acervo e proporcionar acesso aos estudantes de toda a rede estadual às obras regionais. Ao todo foram inscritas 48 obras de todas as regiões do estado.(Com informações da Assessoria da Seduc)