(Gurupi-TO) - A obra Chambalé, do escritor tocantinense Marcus Tulius Loureiro, acaba de receber o Prêmio Filippo Maria Tripolone, como melhor livro de mérito, concedido pelo Archivio Diaristico La Lanterna Bianca, em Milão, na Itália.
O livro de Loureiro, que é integrante da Academia Gurupiense de Letras, foi publicado inicialmente pela Editora Veloso, de Gurupi e, posteriormente, traduzido para o italiano pelo próprio autor, que enviou a tradução da obra para participar do concurso na categoria de Obra Editada.
Por meio de um júri especial da Associação La Lanterna Bianca, foram escolhidos os melhores trabalhos sob os aspectos sociais e humanitários.
As obras são avaliadas na língua italiana, porém é permitida a participação de autores de outras nacionalidades, desde que enviem a tradução do livro.
A Associação The White Lantern ou Lanterna Bianca nasceu na Inglaterra em memória de Filippo Maria Tripolone, falecido aos 32 anos, é uma Associação com objetivos humanitários e sem fins lucrativos. Tem duas sedes, uma em Milão e outra em Giardini Naxos, Itália.
Ada Nunzia de Cola, presidente, fundou esta associação internacional em memória de seu filho Filippo Maria Tripolone, falecido aos 32 anos, devido à depressão. O nome do Lanterna Branca foi criado por ele. Mesmo antes de sua morte, ele já havia manifestado o desejo de fundar uma associação para ajudar as pessoas infelizes.
Salvar vidas humanas, para outras mães não chorarem e estimular a pesquisa científica sobre a doença mental, bem como, aumentar a consciência pública sobre esta doença e combater o estigma, são os objetivos principais dessa associação.
Também foram esses objetivos que motivaram Loureiro a traduzir o livro e participar desse concurso.
Este já é segundo prêmio internacional que Marcus Tulius Loureiro recebe. Em 2011, ele abocanhou a primeira colocação do Prêmio Speciale di Poesia, no Concurso de Poesia, Prosa e Arte Figurativa, promovido pela Accademia Internazionale Il Convívio, também na Itália, disputando na categoria de livro editado em Língua Portuguesa. (Zacarias Martins)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14871
Comentários