Escolas da rede pública municipal estão recebendo, nesta segunda e terça-feira, o projeto "Diverte Teatro Viajante" com a peça "Em busca da Gotinha Preciosa". A primeira apresentação foi realizada na manhã de segunda-feira, 25, na Escola Municipal Dr. Simão Lutz, onde foi assistido por 200 crianças. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a BRK Ambiental e Prefeitura de Araguaína.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, o teatro faz parte da estrutura curricular, como atividade de desenvolvimento dos alunos. "A atividade teatral na escola fortalece a educação e deixa a criança mais ativa. Fazendo com que se perceba dentro do processo. Além de ajudar na quebra da timidez e interpretação do lúdico".
Segundo o produtor da trupe, Danilo Miniquelli, o espetáculo tem diretriz no programa Ciência Divertida, apresentado em 36 países. "Disfarçamos a informação com entretenimento. Usamos a diversão dos atores para tratar temas sérios". Na peça, dois professores-cientistas interagem com os alunos para exemplificar como a poluição danifica o meio ambiente.
O aluno do 5º ano Luiz Cavalcante Neto, 10 anos, já entende bem como os mínimos descuidos podem poluir. "Outro dia eu estava chupando picolé na rua e não tinha lixeira para jogar o papel, então eu segurei ele na mão até chegar em casa e joguei no lixo".
Para assistente social da BRK, Sâmia Lima, a intenção do espetáculo é justamente a solução apresentada pelo aluno. "As crianças são multiplicadoras da educação. O que elas aprendem na escola dão o recado direitinho em casa".
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16159
Escolas municipais recebem peça teatral sobre preservação da água
Espetáculo visa ensinar sobre a importância de forma de forma leve e descontraída; cinco escolas municipais participam da encenação
Comentários