A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, iniciou a entrega de 12 toneladas de feijão que serão destinadas a entidades e organizações integrantes da rede socioassistencial da cidade, além de escolas e creches do município.
“Essa doação caiu do céu, ainda mais nesse momento em que o feijão está custando tão caro”, comemorou a Irmã Erélide Oro, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Tocantinópilis, em Araguaína. A pastoral atende a gestantes e crianças de zero a seis anos e, segundo a Irmã Erélide, o feijão é um dos alimentos indispensáveis, por ser fonte de nutrientes essenciais para uma vida saudável.
Ao todo, serão 92 entidades beneficiadas, sendo 69 escolas e creches da rede municipal e 23 entidades beneficentes, que somadas atendem a um público diário de 26.237 pessoas. Os primeiros a receber as doações foram as entidades beneficentes.
Segundo o coordenador do Programa Compra Direta em Araguaína, Silas Alencar, o alimento é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, que destinou para 933 prefeituras em 11 estados a doação de um total de 45 mil toneladas do estoque público da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na região norte do país, foram 99 municípios contemplados.
Compra Direta
O Programa Compra Direta de Araguaína, em parceria com o governo federal, garante um destino certo aos alimentos produzidos pela agricultura familiar no município. Em 2015, mais de R$ 1 milhão foi injetado na economia local, com a aquisição de alimentos para abastecer às escolas e creches municipais, além de instituições de atendimento a pessoas carentes, como o Cantinho do Vovô.
Comentários