Balé encantou o público durante quase duas horas de apresentação

(PALMAS-TO) - O governador Siqueira Campos assistiu na noite desta segunda-feira, 9, a estreia em solo tocantinense da Grande Suite Don Quixote, da escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil, que é uma continuidade do trabalho da Escola Coreográfica de Moscou e a única unidade do Bolshoi fora da Rússia em todo o mundo, com sede em Joinville, Santa Catarina. Durante quase duas horas, o Governador se emocionou junto ao público de mais de cinco mil pessoas com a apresentação talentosa de 90 jovens que se revezaram no palco montado em frente à entrada principal do Palácio Araguaia, dançando a vibrante história do balé Don Quixote e apresentando uma releitura da obra de Miguel de Cervantes com nova versão coreográfica de Vladimir Vasiliev.
A história se passa na Espanha, e narra o romance de uma linda moça, Kitri, e um pobre barbeiro, Basílio, que enganam o insolente e rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona.
Demonstrando grande emoção durante o espetáculo, o Governador Siqueira Campos elogiou demoradamente a atuação dos alunos brasileiros do Bolshoi e revelou ao diretor do grupo a vontade de estabelecer uma parceria entre o Governo do Tocantins e a escola em futuro próximo, realizando uma seleção de alunos do Tocantins para a escola, com apoio do Governo do Estado. Os protagonistas do espetáculo, os bailarinos Amanda Gomes e Diego Cunha, afirmaram que nunca antes sentiram uma vibração energética como essa, ao dançar em um palco tão grande quanto o que foi montado, em um lugar aberto e com um público com tanta energia.

Público
Representando o Governador Siqueira Campos, ao final da apresentação, o professor Danilo Melo de Souza, secretário da Educação do Tocantins, presenteou os bailarinos com idades entre 5 a 16 anos com bonecas Ritchoko, feitas por mulheres da Etnia Karajá da Ilha do Bananal. Dizendo-se profundamente emocionado pela beleza da apresentação do Bolshoi, o secretário afirmou que o objetivo do Governo do Estado é formar público e levar conhecimentos culturais variados à população.
Ao que tudo indica, parece que a proposta vem atingindo seus resultados. A funcionária pública Lourença Coelho, maranhense de nascimento e moradora há vários anos no Tocantins, afirmou que já assistiu a outros eventos promovidos pelo Governo, inclusive à primeira apresentação do Bolshoi no ano de 2011, que antes da apresentação disse estar muito feliz com a expectativa de assistir a um novo número do balé em um local aberto como a Praça dos Girassóis, apresentava um olhar de absoluto encantamento ao final do espetáculo. Outra pessoa que demonstrou grande surpresa ao assistir ao espetáculo de dança do Bolshoi foi Ercília Sales Noleto. Nascida em Pedro Afonso e criada em Gurupi, ela disse que já assistiu alguns eventos culturais no Estado, mas que este foi o primeiro espetáculo de balé que teve oportunidade de ver de perto. Ercília disse que ela e a filha ficaram encantadas com o que viram.
Já o seu Mariano Borges, um baiano que não perde oportunidade de participar de um grande número de eventos promovidos pelo Governo do Estado, considerou importantíssima a realização de apresentações como a do Balé Bolshoi, pois isso traz cultura à população tocantinense.
Nesta terça-feira, 10, os alunos do Balé Bolshoi no Brasil voltam a se apresentar no palco montado no adro do Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis, com uma nova apresentação da Grande Suite Don Quixote, a partir das 22h.