(PALMAS-TO) - Inaugurada nessa segunda-feira, 4, em Ponte Alta do Tocantins, a escola Alcides Rufo, sede da abertura do ano letivo do Estado, é uma “nova realidade” para o município e “orgulho para os profissionais da educação, pais e alunos”, conforme avaliação de Washington Frota Martins, titular da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Porto Nacional, que atende a cidade.
A escola recebeu investimentos de R$ 1,522 milhão para a sua construção. “A nova escola Alcides Rufo substitui outra escola, com o mesmo nome, que era de laje e sem o mínimo de estrutura. Não havia banheiros adequados, as salas de aula eram apertadas e não oferecia um ambiente adequado”, disse. Perguntado sobre a nova escola Alcides Rufo, ele disse que havia uma grande expectativa dos professores e pais de estudantes quanto à obra e que, com a entrega nesse primeiro dia de aula do ano, trouxe orgulho.
São 726,45 metros quadrados de área construída com recursos do Estado e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A unidade possui projeto de paisagismo moderno e, além da estrutura de ensino com salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, abriga os setores administrativos e de serviços. Há, ainda, uma quadra de esportes e pátio coberto, o que proporciona aos estudantes um ambiente mais confortável. Além da construção, o Estado investiu R$ 66.784,70 em mobiliário.
Apenas no setor de educação há em andamento no Tocantins mais de 80 obras entre construção de novas escolas e ampliação e readequação das já existentes.
Prefeitos apoiam
Presentes na solenidade, os prefeitos de Ponte Alta, José Aparecido de Araújo, o Zezinho; e de Santa Tereza, Trajano Neto, elogiaram as instalações da escola e disseram estar de braços abertos para as parcerias do Governo do Estado. “Onde tenho ido tenho encontrado apoio. Essa parceria é fundamental para que possamos trabalhar com foco no nosso objetivo, que é o bem-estar e qualidade de vida dos moradores do Tocantins”, disse Zezinho.
Já Trajano Neto destacou que, além da educação, atendimento de saúde, entre outros serviços, o Estado vai colaborar muito com as administrações municipais ao promover melhoria das condições de tráfego das rodovias estaduais e ao disponibilizar patrulhas e maquinário para conservação de estradas vicinais. “A parceria com o município é o caminho certo que o governo do Estado segue. É aqui no município que está a demanda, onde o cidadão sente os impactos do setor público e de tudo aquilo que é desenvolvido para o seu atendimento”, disse o prefeito Trajano Neto.
Para o secretário Eduardo Siqueira Campos, o investimento na educação tem um aspecto muito maior que o do aprendizado. “Lógico que o aprender é a função primordial, mas vejam como o investimento na educação é amplo: cada vez que vocês verem crianças com tablets, ou laptops, quimonos ou instrumentos musicais das fanfarras e das orquestras tenham certeza: elas estão mais próximas de Deus e longe das drogas”, disse.
Além da educação, o secretário Eduardo Siqueira Campos reforçou aos prefeitos de Ponte Alta, Santa Tereza e os moradores das cidades presentes que a determinação do governador Siqueira Campos é de colocar todos os secretários de Estado à disposição para ações em conjunto com todos os 139 municípios. Para tanto, ele fez questão de apresentar todos os membros da comitiva do governo no evento.
Honra e satisfação
Uma presença que chamou a atenção durante a inauguração da escola Alcides Rufo foi a da aposentada Terezinha de Jesus Souza Mascarenhas Moreira, de 75 anos. Filha do homenageado com o nome da escola, ela estava emocionada e comentou estar honrada e orgulhosa com a homenagem. “A gente fica muito feliz com o reconhecimento. É uma honra, uma satisfação, ou seja, coisas que nossos familiares vão guardar para sempre”, disse ela, neta de Antônio Mascarenhas, o pioneiro de Ponte Alta, após receber os cumprimentos do secretário Eduardo Siqueira e demais membros da comitiva do Estado. (Cristiano Machado e Cléo Oliveira)
Comentários