(RECIFE-PE) - A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Gurupi, foi selecionada como Escola Referência Brasil do Prêmio Gestão Escolar – ano base 2010. A vencedora, que receberá R$ 30 mil, foi escolhida no dia 07 em Recife, onde também está acontecendo a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, prestigiou a solenidade de anúncio da votação, no Hotel Golden Tulip, com transmissão ao vivo pelo Canal Futura. As informações são da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Votaram cem educadores de escolas e instituições de ensino, além de gestores da educação, de Pernambuco, estado anfitrião do evento. Além do Tocantins, concorreram ao título instituições de ensino dos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Roraima e Santa Catarina.
Antes de votar, eles acompanharam o seminário conduzido pelo professor de teologia e psicologia Luiz Schettini Filho, que falou sobre a relação professor-aluno. Em seguida, os educadores assistiram a vídeos produzidos pelo Canal Futura e leram um livro editado pelo Consed sobre cada uma das seis finalistas.
A cerimônia de premiação no Arcádia Recepções, com a presença de todos os diretores selecionados como destaques em seus estados. Pela primeira vez, delegações estaduais formadas por equipes de escolas estão participando da programação de premiação. Estão em Pernambuco comitivas dos estados do Amazonas, da Bahia, do Piauí e de Roraima.
A instituição de ensino atende 288 estudantes de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação Infantil. O corpo docente conta com 11 professores. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentado em 2007 foi de 3,7. Em 2009, pulou para 5,1.
Contextualização
A escola foi fundada em 1973, já tendo atendido Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), Educação de Jovens e Adultos (1º e 2º segmentos) e Educação Especial. Embora localizada na área central e comercial do município de Gurupi, a clientela é formada por jovens oriundos de outros bairros, a maioria de baixa renda e vivendo em situação de risco.
Contando com uma boa infraestrutura física, a escola desenvolve um projeto pedagógico pautado na discussão coletiva, envolvendo seus vários segmentos. Considerando a realidade dos alunos, tem implementado um currículo baseado em projetos e atividades extracurriculares. Suas práticas deixam transparecer a ideia de que sua função social, como escola, é direcionar ações que visem à formação integral do aluno para lhe permitir atuar como agente transformador da realidade.
Possui uma equipe pedagógica que, desde 2008, vem sofrendo alterações mínimas em sua composição, bem como poucas transferências e admissão de novos alunos. Em 2009, alcançou a meta do Ideb prevista para o ano de 2011.
Gestão de Resultados
Os resultados alcançados pelos alunos são analisados no bimestre, no semestre e durante o ano letivo, de maneira articulada a ações pedagógicas que podem ser mantidas ou alteradas. A escola analisa os resultados das avaliações internas e externas (Prova Brasil), redirecionando, assim, seu fazer pedagógico, além de aumentar o nível de compromisso da coletividade em relação aos resultados obtidos pelos alunos.
A escola tem desenvolvido uma forma própria para trabalhar casos de alunos de baixo rendimento – Metodologia de Ensino por Bloco de Disciplinas – que permite ações de intervenção junto a eles. Tais ações mostram-se relacionadas à análise dos avanços e desafios que influenciam o rendimento, sendo desenvolvidas nos seis conselhos de classe realizados durante o ano letivo.
Recentemente a escola alcançou índice zero na evasão. O resultado foi alcançado a partir do controle da freqüência dos alunos, por meio de ações diversas como monitoramento diário, visitas domiciliares, encontros entre alunos e ex-alunos, atendimentos individuais e coletivos.
Participação
A instituição de ensino tem procurado mobilizar representantes dos vários segmentos da comunidade para discutir e validar as grandes linhas definidas em seu projeto pedagógico, por meio de reuniões e produção de instrumentos de avaliação, propiciando análise coletiva dos resultados alcançados.
Os planos de ação são avaliados coletivamente e seus resultados são traduzidos em gráficos socializados com a equipe gestora, em reuniões realizadas sistematicamente às quartas-feiras. A participação dos pais é documentada em registros que ficam à disposição deles e dos professores. Por sua vez, os índices de satisfação dos pais, alunos, professores e demais servidores são diagnosticados semestralmente por meio de instrumentos sistematizados.
A atuação dos colegiados – Grêmio Estudantil, Líderes de Turmas e Associação de Pais e Mestres – contribui ativamente na reestruturação, execução e avaliação do projeto pedagógico, bem como para todos cooperarem e se sentirem corresponsáveis pelos resultados educacionais.
Serviços e Recursos
A escola utiliza mecanismos diversos para organizar e atualizar os registros escolares, de maneira a garantir um atendimento ágil e eficiente aos pais, alunos, professores e demais servidores, bem como as instâncias do sistema de ensino. Além disso, desenvolve ações visando a incentivar o uso das instalações, equipamentos, materiais pedagógicos e tecnológicos de maneira apropriada. Para tanto, conta com o envolvimento efetivo dos alunos, de maneira que estes se sintam corresponsáveis pelos diversos meios que lhe são disponibilizados cotidianamente.
No processo de captação de recursos, a escola promove atividades diversas – festa junina, festa à fantasia, Halloween, festa dos professores (patrocinada pelos comerciantes do município) e campanhas beneficentes. A prestação de contas da gestão dos recursos financeiros é apresentada à comunidade escolar por meio de livro da Associação de Pais e Mestres, mural e livros de ata.
O prêmio
O Gestão Escolar é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na Educação Básica pública. Podem participar instituições de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Médio) das redes públicas estaduais e municipais de todo o país. Após a etapa das inscrições, os comitês estaduais avaliaram as escolas inscritas e escolheram as representantes de cada um dos estados para a etapa nacional.
Depois da seleção estadual, representantes dos parceiros do Prêmio formaram um comitê nacional, que avaliou a escola representante de cada estado e selecionou as seis instituições de ensino que concorrem ao título “Escola Referência Brasil”.
As seis finalistas recebem um diploma de “Destaque Nacional” e as escolas selecionadas em cada um dos estados recebem um diploma de “Destaque Estadual”. Aos seus diretores, por meio de uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, é oferecida uma viagem de intercâmbio de experiências aos Estados Unidos, onde vão conhecer escolas públicas americanas.
Este ano, aumentou o valor da premiação: além dos R$ 30 mil destinados à vencedora, as finalistas recebem R$ 10 mil. Já as escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” ganham R$ 6 mil cada. Além disso, para divulgar as ações do Prêmio em todo o país, agora existe uma adesão formal das Secretarias Estaduais de Educação ao Prêmio.
Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, do Instituto Razão Social (RS), do Grupo Gol, do Todos Pela Educação, da Fundação Itaú Social, da Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo (MBC).
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