(Gurupi-TO) - Gurupi testemunhou nesta segunda-feira, 09, mais uma prova da qualidade da educação ofertada pelas escolas públicas estaduais, com a aprovação do aluno Dowglas Pereira de Oliveira, aluno da 3ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Bom Jesus-Gurupi - 17 anos, que comemora radiante com os amigos, familiares e Unidade Escolar.
O jovem e futuro médico coleciona várias conquistas e prêmios desde 2011, quando iniciou o Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Bom Jesus: 2012- 1º Lugar na Fase Regional e 5º Lugar na Fase Estadual dos Jet's; 2013 - Medalha de Prata na Olimpiada Brasileira de Astronomia - OBA; Medalha de Bronze na OBMEP; 1º Lugar no Show do Milhão - Olimpiada de Raciocínio Lógico realizada pelo IFTO; Aprovado em Matemática pela UFT-SISU; Aprovado em 1º Lugar - Engenharia Civil - Faculdade Católica do Tocantins; Aprovado em Enfermagem - PROUNI - FAPAL; Aprovado em 1º Lugar no concurso dos correios em maio de 2013 e atua nesta empresa até a presente data como menor aprendiz; Aprovado com nota 9,5 no SALTO-2013-Seduc; Tricampeão no Projeto ENCENART nos anos 2011-2012-2013.
O jovem campeão Dowglas, sempre estudou nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins, e afirma que todo o sucesso e conquistas são frutos de um intenso investimento em horas de estudos, e muita disciplina, conciliando ainda isso tudo com cursos de formação e qualificação profissional no Senai - pelo Pronatec duas vezes por semana, além de atuar três vezes por semana nos Correios como menor aprendiz.
De acordo com o aluno, que vive apenas com a companhia de sua mãe, filho de pais separados e subsistindo com apenas um salário mínimo por mês, aposta nos estudos para dar um futuro melhor a sua família, e acredita na educação como veiculo de transformação social. " nunca frequentei cursinhos pré vestibulares, qualquer um que coloque metas concretas, tem total condição de qualquer conquista, independendo de sua condição socioeconômica, basta focar e ser metódico", afirmou o aluno dono da melhor média do vestibular da Unirg 2014/1, que alcançou 132,51 pontos de um total de 148 previstos pelo vestibular.
Douglas, relata que possui uma rotina de estudos diária de 6 horas de estudos, em casa sozinho, e também na escola em que estuda, onde desde o inicio de 2013 lidera um grupo de estudos de aproximadamente 60 alunos, em disciplinas críticas e ligadas a cálculos e biologia, auxiliando como monitor de ensino e aprendizagem. Tal projeto colaborou satisfatoriamente, paralelo a um trabalho pedagógico de excelência desenvolvido pela equipe de gestão e professores do CEM Bom Jesus, com inúmeras outras aprovações e conquistas da escola em 2013.
Segundo a Diretora da Escola, Leda Maria Tomazzi Fagundes, as maiores marcas do jovem Dowglas como aluno da escola são: atitude, proatividade, liderança, compromisso e disciplina, que somados, contribuíram incisivamente ao sucesso do mesmo, que se mostra o tempo todo preocupado em cobrar e aproveitar cada minuto do tempo escolar na escola pública, visando a garantia da equidade nos resultados, comparando e colocando o Centro de Ensino Médio Bom Jesus com as escolas com melhores resultados no país.
Hoje, 10 de dezembro, o aluno Dowglas foi solenemente recepcionado pela Diretora Regional de Gestão e Formação de Gurupi, acompanhado de sua diretora, que recebeu as honras e méritos em nome da Secretaria de Estado da Educação, representando exemplarmente milhares de alunos matriculados em mais de 500 Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino dos 139 municípios tocantinenses.
A Diretora Regional Adriana Aguiar, afirma que o aluno merece ser reconhecido e valorizado como cidadão e como membro do corpo discente da Secretaria de Estado da Educação e serve como exemplo de dedicação e disciplina a todos os alunos que como ele utilizam-se dos serviços prestados pela Rede Pública Estadual de Ensino. "Nosso aluno é a comprovando que a diferença na colocação de metas, que com muita disciplina e foco podem ser conquistadas por qualquer aluno da rede" disse.
Agora todas as atenções se voltam para o lado social desta grande conquista, que tem como objetivo sensibilizar empresas parceiras e outras instituições, bem como a sociedade geral, para que numa grande mobilização, angariar condições financeiras para o ingresso e permanência do jovem aluno da rede estadual, que apresentando situação de fragilidade social, possa seguir em frente com seus estudos rumo ao exercício da medicina. (Ascom Seduc)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14878
Comentários