(PALMAS-TO) - Reforçando as ações de melhoria de estradas vicinais já desenvolvidas pelo governo do Estado com o Programa de Assistência aos Municípios (PAM), gestores de 60 municípios tocantinenses receberam nessa sexta-feira, 12, 62 retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade de entrega das máquinas foi realizada no auditório da Associação Tocantinenses dos Municípios (ATM), em Palmas.
A entrega de maquinário aos municípios tocantinenses é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria do governo estadual, e tem como meta reestruturar as estradas vicinais que ligam o meio rural ao urbano. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos da agricultura familiar e melhorar o acesso das famílias a serviços públicos como hospitais e escolas. As 62 máquinas entregues nessa sexta-feira beneficiarão mais de 116 mil moradores da área rural tocantinense. Mais de R$ 11 milhões foram investidos para adquirir os equipamentos.
Durante a solenidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, Irajá Abreu, ressaltou a importância do maquinário para o desenvolvimento da agricultura no Tocantins, pontuando que as retroescavadeiras serão de extrema utilidade na manutenção de estradas vicinais e infraestrutura viária em geral.
“Uma estrada bem conservada é uma garantia de um frete mais barato pra escoar a produção. Além disso, essas retroescavadeiras vão auxiliar os produtores na construção de cacimbas que nessa época de seca castiga as plantações e criações com a escassez de água. É um benefício que vai diversificar e melhorar a vida dos nossos produtores”, destaca.
Para o presidente da ATM, o prefeito de Almas, Leonardo Cintra, o principal beneficiado com as máquinas são os pequenos produtores rurais. “Os prefeitos tocantinenses precisam dessas parcerias com os governos estadual e federal, para melhorar as condições de escoamento da nossa produção”, afirmou Cintra.
PAC 2
A entrega das 62 máquinas é a quarta etapa do PAC 2 no Tocantins, que em abril deste ano beneficiou o Estado com outras 74 retroescavadeiras. Conforme informações do MDA, a previsão é que até o primeiro semestre de 2014, o Tocantins receba outros 136 caminhões caçambas e 85 motoniveladoras. Desde 2012 foram entregues 130 equipamentos, somando mais de R$ 45 milhões em investimentos só para o Tocantins. “Além dessa entrega de hoje teremos outras que vão oportunizar que nossos municípios tenham uma patrulha mecanizada completa para manter suas estradas bem conservadas e garantir o escoamento da produção”, afirmou Irajá.
PAM
Além das máquinas entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, os produtores rurais do Tocantins já estão sendo beneficiados pelas máquinas do Programa de Assistência aos Municípios (PAM). O PAM já recuperou 2,6 mil quilômetros de estradas em todo o Estado e, com as últimas ações do programa lançadas nessa quinta-feira, 12, em Porto Nacional, outros 4,5 mil quilômetros vão ser recuperados em 19 municípios da região, totalizando 7,1 mil quilômetros de obras pelo Estado. Ao todo, 121 municípios já estão recebendo os benefícios do programa.
Lançado oficialmente em junho deste ano, o PAM iniciou as atividades pelos municípios do Bico do Papagaio. Com o programa, o governo cede a cada região patrulhas compostas por motoniveladora, pá carregadeira, trator de esteiras, retroescavadeira, caminhão caçamba e caminhão de abastecimento, além de equipamentos de manutenção, combustível e operador de máquinas para realização das obras.
De acordo com a Agetrans, as patrulhas mecanizadas passam 15 dias em cada município realizando as obras e serviços que são apontados pelas Prefeituras como mais urgentes, após consulta pública junto à população. (Colaborou Valmir Araújo – Ascom/Seagro)
Comentários