(Araguaína-TO) - O aumento do Imposto predial territorial urbano (IPTU), em Araguaína, fez com que a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) realizasse uma reunião com empresários da cidade e diretores da entidade para discutir a pauta. O encontro aconteceu nessa quarta-feira, 26.
Na ocasião, a classe decidiu que irá solicitar junto à prefeitura daquele município a prorrogação do prazo para pagamento com desconto.
De acordo com o presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, o reajuste com desconto estava previsto para até esta sexta-feira, 28. "Solicitamos à prefeitura que este limite seja prorrogado até o dia 30 de abril. Hoje [quinta-feira], estivemos na sede da administração municipal e, segundo eles, vão estudar a proposta", contou o presidente.
Silva contou ainda que o recadastramento da prefeitura apresentou divergências de informações e o que ocasionou erros nos valores cobrados. "O aumento altera de local e de imóvel, mas chegou a ter uma variação de até 300%. O acréscimo no imposto vai provocar um desequilíbrio econômico. Nós aguardamos muito esperançosos o posicionamento da gestão municipal", enfatizou Silva, lembrando que a tarifa estava sem reajuste há 12 anos.
Nova reunião
O presidente lembrou que ficou agendada uma nova reunião com os associados para dia 18 de março, às 19 horas. "Nesta próxima oportunidade serão discutidos e deliberados medidas de interesse dos contribuintes. O encontro está previsto para acontecer na sede da Aciara", ressaltou Silva.

O outro lado
A assessoria de comunicação do prefeito Ronaldo Dimas (PR) informou que a solicitação da Aciara foi protocolada nesta quinta-feira, 27, às 15h30 e será encaminhada para análise do gestor municipal.