(PALMAS-TO) - O Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep), junto com empresários e presidentes de entidades de mais de 18 cidades do Tocantins se reuniram nesta segunda-feira, 9, na Assembléia Legislativa (AL) para lutar pela prorrogação do prazo de redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), de 17% para 12%.
Atualmente é cobrado 12% de ICMS, e o governo do Estado anunciou o fim do desconto e início da cobrança de 17% para janeiro de 2014. O secretário da Fazenda, Marcelo Olimpo, garantiu a prorrogação do ICMS de 12% para janeiro de 2015. "Conseguimos mais um ano de prorrogação, que é um incentivo maior para as empresas serem mais competitivas", disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale. "Nosso pleito para o ano que vem é já início do segundo semestre, lutar pela redução e não deixar para última hora", afirmou ele.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Cleide Brandão, solicitou maior integração entre a agenda do legislativo e a dos empresários. Outra reivindicação dos empresários é o aumento do teto do sub-limite do Simples Estadual, dos atuais R$ 1,8 milhões para R$ 3,6 milhões, o mesmo do Simples Nacional.
Também estiveram presentes na reunião, os deputados Marcelo Lelis, Josi Nunes, Luana Ribeiro e José Geraldo, além do presidente da AL, Sandoval Cardoso. O deputado Marcelo Lelis afirmou apoio total e irrestrito as reivindicações dos empresários e levantou a necessidade de um estudo conjunto dos incentivos fiscais.