Jovens protagonistas de escolas públicas que sonham em fazer intercâmbio gratuito podem se inscrever até o dia 20 de agosto na edição de 18 anos do programa Jovens Embaixadores.
A iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil irá selecionar 50 estudantes de ensino médio para imersão na cultura norte-americana, contato com a língua inglesa e atividades educacionais. O programa cobre todos os custos da viagem, que tem duração de três semanas e será em 2020.
Para participar é preciso ter entre 15 e 18 anos, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter desempenho excelente na escola, perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo e ter bom relacionamento na escola, em casa e na comunidade.
Além disso, é importante nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser estudante do ensino médio da rede pública.
Outro requisito importante é estar engajado em algum trabalho voluntário ou iniciativa de impacto social, como o grêmio estudantil, ONGs, associações de igreja, entre outras, há pelo menos seis meses. 
Entre as fases do processo seletivo está a aplicação de provas escrita e oral, que no Tocantins são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Tocantinenses
Em 2019, o Tocantins teve dois estudantes selecionados. Rafael Aguiar, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, localizado em Paraíso, e Ana Gabriella Alves Guerra, do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, foram os representantes do Estado no intercâmbio. Eles viajaram em janeiro deste ano.
Rafael conta que a oportunidade vai além de um passeio no exterior. “É um privilégio, uma chance inesquecível, não só o fato de ser minha primeira viagem internacional, mas por todas as trocas de experiência, conhecimento e, principalmente, pela troca de sonhos”, afirmou.