(PALMAS-TO) - O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins ), por meio da Unidade Regional de Palmas realizou entre os dias 13 e 15, operação de fiscalização às margens do lago da UHE Lajeado – Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e afluentes do rio Tocantins. A proposta é intensificar as ações foi promover conscientização ambiental a fim de coibir a pesca predatória nos rios do Estado durante a piracema.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Tocantins (Secom), durante a operação os fiscais percorreram os municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Palmas, estes no entorno do lago, e ainda os rios do Carmo, Manoel Alves, São Valério e Surubim.
A ação resultou na apreensão de aproximadamente 450 metros de redes, dois molinetes, uma tarrafa, além de outros apetrechos de pesca. Foram encontrados ainda cerca de dois quilos de peixes de diversas espécies, os que ainda estavam vivos foram devolvidos ao rio e os demais doados à comunidade de Ipueiras. De acordo com os responsáveis pela operação, foram aplicados três autos de infração no valor total de R$ 2.160.
A equipe informou, ainda, que durante as abordagens também foi prestado um trabalho de educação ambiental com esclarecimentos e orientações acerca dos prejuízos ambientais causados pela pesca no período da Piracema, com destaque na necessidade de se pescar dentro das normas estabelecidas pela lei ambiental.