A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) anunciou a destinação de emenda parlamentar para a revitalização da Base Patrulha Maria da Penha no Tocantins. A declaração ocorreu nesta quarta-feira, 13, durante Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Ao falar sobre a destinação de recursos para o combate à violência contra a mulher, Valderez mencionou a iniciativa "Nós Por Elas", movimento que tem por objetivo arrecadar fundos para revitalizar a Base da Patrulha. "A inclusão de recursos para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, trabalhando principalmente a prevenção e o acolhimento, é um dos principais instrumentos para reduzir os assustadores índices de violência que vitimizam as mulheres em todas as regiões do nosso Tocantins", completou.
Atualmente, emendas parlamentares a partir de R$ 50 mil podem ser destinadas pelos deputados.

Homenagens
A solenidade contou com a presença de parlamentares, autoridades, servidoras, homenageadas e familiares convidados. Na oportunidade, 19 personalidades femininas receberam o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, honraria destinada a agraciar mulheres que, no Estado do Tocantins, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.
Indicada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PHS), para presidir a Sessão, Valderez escolheu a titular da 9º procuradoria de Palmas, Ana Paula Catini como sua homenageada. "Trata-se de uma mulher benfeitora, engajada nas causas sociais e cidadã exemplar. A Dra. Ana Paula atua há mais de 27 anos no Tocantins e acredito que a minha escolha representa sim, nós mulheres do Tocantins", declarou.
Em seu pronunciamento na Tribuna, a deputada frisou a importância da luta pelo direito das mulheres e das famílias. "Como deputada, trabalhei pela equiparação das mães adotivas às biológicas no tempo de licença maternidade e pela implantação da Patrulha Maria da Penha. Ainda ontem, apresentei um projeto de lei pela criação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, entre tantos outros projetos que tramitam nesta Casa", afirmou.

Homenageadas 

Ana Patrícia Fernandes Maciel Lima  (Funcionária Pública dos Correios)
Ana Paula Bichuette (Coordenadora do Hospital do Amor desde 2014)
Ana Paula Reigota Ferreira Catini (Titular da 9ª Procuradoria de Justiça de Palmas)
Delfina Marques Ferreira (Vendedora) Dora Farias 
(Secretária de Saúde do Município de Sítio Novo)
Doralissa Abreu de Aguiar (Professora aposentada, atualmente agropecuarista)
Gildelina de Sousa Frederico (Cartorária Aposentada)
Isabel Dias Neves (Escritora) Julieta Rocha de Sousa Araújo 
(Gari mais idosa de Palmas) Marcia Mirele Stefanello Valente 
(Promotora de Justiça no Estado do Tocantins)
Maria Elita de Sousa (Fundadora e diretora financeira do Colégio Einstein de Palmas)
Maria Guanamar Soares de Sousa (Presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Tocantins)
Miyuki Hyashida (Prefeita de Brejinho de Nazaré) 
Nadia Gomes Madeira (1ª Dama de Wanderlândia)
Nilmar Gavino Ruiz (Pedagoga, ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal pelo Tocantins)
Raimunda Almeida de Souza (Vereadora de Colinas)
Salvina Mocó (Empresária)
Tenente Coronel Alaídes Pereira Machado  (Diretora de Gestão da PMTO e Coordenadora Estadual do PROERD)
Vania do Aureny do 3 (Suplente de vereadora de Palmas)