GURUPI-TO - Com máquinas e implementos agrícolas entregues pelo governo do Estado nesta sexta-feira, 8, em Gurupi, 15 mil agricultores familiares da região Sul serão beneficiados. A ação, denominada Terra Forte, é voltada ao fortalecimento da agricultura familiar tocantinense e faz parte do Programa Estadual Pró-Município, que irá investir cerca de R$ 430 milhões em ações que beneficiem os 139 municípios.
Cada um dos 17 municípios que compõem a região sul recebeu do governo um kit de equipamentos agrícolas com trator traçado, grade aradora, distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora. “É um programa muito completo, sustentável, não vai apenas entregar uma máquina, ela vai ser permanentemente acompanhada, com assistência técnica”, ressaltou Eduardo Siqueira Campos, secretário de Relações Institucionais, que representou o governador Siqueira Campos na solenidade de entrega das máquinas.
Durante o evento, o secretário ainda frisou que o programa tem uma sistemática que envolve, além das máquinas, insumos, calcário, sementes e o apoio das prefeituras e do Estado aos produtores. “Esse período quando chegam as águas é a hora certa da máquina estar na frente do produtor, e principalmente do pequeno produtor, da agricultura familiar, da agricultura solidária”, completou.
Para Laurez Moreira, prefeito de Gurupi, com as máquinas e implementos, o pequeno produtor terá melhores condições desde o plantio à competitividade no mercado. “Estamos construindo a Ceasa para que o produtor possa vender seu produto. Vamos formar uma cadeia completa, ajudar desde a produção a comercialização dos produtos. Vamos mudar aquela quadro de Gurupi recebendo caminhões de verdura de fora, queremos que o município seja produtor e venda para fora”, enfatizou o prefeito.
De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o programa vai ajudar o produtor destes municípios a produzir em maior quantidade e qualidade. “Mais de 40 mil famílias no Estado sobrevivem da agricultura familiar, seu sustento é tirado da terra. Esse apoio é justo e necessário”, destacou.
Cada trator poderá atender 160 produtores, com uma média de utilização de 5 horas por família. Otávio Carvalho, produtor rural, está otimista com os novos benefícios. “Espero que essa visão de governo a respeito das políticas públicas para agricultura familiar continue. A necessidade é grande”, realçou.
Os 17 municípios da Região Sul que receberão os equipamentos são: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã.
Outras regiões
As máquinas e implementos agrícolas serão distribuídos aos 139 municípios do Estado, por regiões. No dia 11 de novembro, os equipamentos serão entregues no polo de Paraíso do Tocantins, composto por 18 municípios. Dia 15 de novembro, será a vez de 25 municípios do Bico do Papagaio receberem as máquinas e implementos agrícolas, em evento no município de Tocantinópolis, também a partir das 16h. Os demais polos, estabelecidos para a distribuição dos equipamentos, são: Guaraí (com 23 municípios), Araguaína (20 municípios), Porto Nacional (21 municípios) e Taguatinga (15 municípios).
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14851
Comentários