Café pediu para que o Ministério atuasse no sentido de tornar viável o corredor Centro-Norte

(Brasília-DF) - A regionalização da política agrícola do País foi defendida pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em reunião que presidiu na terça-feira, dia 03, em Brasília, com a participação de 24 integrantes do Conseagri - Conselho Nacional de Secretários de Agricultura, entre eles o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Estado, Jaime Café. Os secretários estaduais levaram ao encontro, as preocupações com a logística da região Norte e com a seca no Sul e no Nordeste.
Na oportunidade, Café pediu para que o Ministério atuasse no sentido de tornar viável o corredor Centro-Norte. “Falei sobre a logística dos estados do Norte pedindo para que o Ministério viabilize o corredor que dará mais competitividade aos nossos produtos, e especialmente para providenciar em menor tempo possível a reestruturação do Porto de Itaqui, no Maranhão”, reforçou o secretário.
Para Mendes Ribeiro Filho, a regionalização é parte do processo de fortalecimento das relações entre a União e os estados para o desenvolvimento da política agrícola brasileira. Nesse sentido, conforme o dirigente, a Embrapa e a Conab, organismos vinculados ao Ministério, serão fundamentais para desenvolver as ações necessárias em cada região.
O ministro da Agricultura disse que seu objetivo é “trabalhar em conjunto com cada governador para atender às necessidades locais”. Ele explicou que é preciso considerar as diferentes agriculturas que existem em um país do tamanho do Brasil. Mendes Ribeiro Filho falou também sobre as medidas de apoio aos agricultores afetados por estiagens e enchentes. Em sua exposição, o ministro ainda abordou, entre outras, as políticas do Ministério da Agricultura para comercialização do arroz e os leilões de trigo e milho.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ouviu o parecer de cada região e o relatório de ações urgentes que foi anunciado pelo secretário de Agricultura da Bahia e também presidente do Conseagri, Eduardo Salles. “Hoje nós temos que ajudar os produtores rurais que perderam tudo com a estiagem, mas não podemos nos esquecer das medidas de restauração preventivas que também são importantes e podem prevenir grandes prejuízos”, afirmou.
O Conselho de Secretários deve se reunir em breve para fazer um levantamento concreto de cada reivindicação e das solicitações que foram atendidas. “São questões que dependem também de outros ministérios, mas tudo o que foi tratado hoje será encaminhado às instâncias decisórias”, declarou o ministro do Desenvolvimento Agrário. (Com informações do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Lenna Borges)