O governo do Estado irá instituir em evento na cidade de Axixá, no extremo norte do Tocantins, o Programa de Assistência aos Municípios (PAM), que levará patrulhas mecanizadas para realizar serviços de infraestrutura viária em 25 municípios do Bico do Papagaio. Além do maquinário, a Agência de Máquinas e Transportes do Estado (Agetrans) informou que irá ceder os técnicos que irão operá-lo.
Conforme a Agêencia Tocantinense de Notícias, a proposta visa auxiliar as prefeituras na manutenção das estradas, equilibrando o atendimento aos municípios com a capacidade do órgão em suprir a necessidade da manutenção da malha viária estadual. Ao todo serão disponibilizadas cinco frentes de serviço que atuarão, simultaneamente, em cinco cidades por até 15 dias. Terminada a frente de trabalho nos municípios as equipes passarão para os próximos cinco e assim sucessivamente.
O programa, conforme a Agretrans, deverá ser implantado gradativamente em todas as sete regionais da Agência, abrangendo assim todas as cidades do Estado. O objetivo maior do PAM é executar melhoramentos nas estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção, transporte escolar e deslocamento de seus moradores.
O termo de cooperação técnica entre governo e municípios será assinado nesta sexta-feira, 7, às 16 horas na praça da Bíblia em Axixá e deverá contar com a presença de autoridades estaduais, além dos prefeitos contemplados na região.

O PAM
O Programa de Assistência aos Municípios (PAM) tem o objetivo de celebrar parceria através de um termo de cooperação técnica e administrativa com os municípios visando a disponibilização de maquinários e equipamentos rodoviários destinados a limpeza urbana dos municípios e a assistência na manutenção da malha rodoviária municipal.