(Araguatins-TO) - As partidas de futebol realizadas nos campinhos de terra improvisados, por crianças e jovens do povoado de Macaúba, em Araguatins, agora serão na quadra poliesportiva da Escola Estadual Atanázio de Moura Seixas. Isso porque neste sábado, 24, o governo do Estado inaugurou as obras de construção e revitalização da unidade escolar do povoado de 2.800 habitantes.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura do Tocantins, Danilo de Melo Sousa, Araguatins recebeu um investimento de mais de R$ 10,7 milhões, distribuídos em reformas, construções e entrega de equipamento. “Trazer para um pequeno povoado como o de Macaúba uma obra tão grandiosa demonstra o quanto estamos preocupados em atender toda a população do Estado”, comenta.
Com mais de 190 alunos matriculados a Escola Atanázio é o principal instrumento de socialização do povoado. “Temos aqui um ponto de encontro do saber e toda a população participa das atividades constantemente, com a implantação da quadra poliesportiva teremos mais jovens saindo das ruas, pois abriremos esse espaço até mesmo para aqueles que não estão estudando”, pontua o diretor Paulo Carneiro de Souza.
Araguatins é uma cidade referência no estremo norte do Tocantins, com isso muitas famílias enviam seus filhos de outros estados para estudar nas escolas da cidade, isso aconteceu com o jovem Junior Pedro de Sousa Pereira, de 21 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio. “Estou há quatro anos aqui nessa Escola, vim do Maranhão para estudar e vejo que essa quadra vai me estimular ainda mais nos meus estudos, porque vou ter mais prazer de vir para cá”, destaca.
O professor Elmar Sousa Lima, de 28 anos, que exerce a docência há dois anos, comemora a contemplação da escola com a quadra e acrescenta que usará o futebol como estratégia para melhorar o processo de ensino dos alunos. “Estudei aqui por 11 anos e hoje como docente quero trazer aos meus alunos tudo o que eu não tive. Sou professor de matemática e vou melhorar minha didática trabalhando com eles os números que o futebol gera”, comenta.