Araguaína (TO) - A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, encerrou nessa quinta-feira, 24, mais uma etapa das atividades do Projeto Educar, Conhecer para Preservar. A ação foi realizada durante toda esta semana no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) 1, no setor Céu Azul.  Foram três dias de intensa programação junto aos usuários do centro e comunidade em geral. Ao todo, participaram do projeto cerca de 30 alunos, divididos em duas turmas.
Durante os três dias de ação foram realizadas diversas atividades, dentre elas palestras com biólogos da Prefeitura, que falaram sobre a importância da conscientização para a preservação do meio ambiente, cursos diversos com material reciclável, além de oficinas para produção de comidas feitas com casca de frutas e verduras.

Material reciclável

As professoras dos CRAS realizaram atividades com material reciclável como latinhas de cerveja, garrafas pet (vassouras), pneus velhos (decoração externa), rolinho de papel higiênico, revista, pasta de arquivo, flores de caixa de ovo, vasos e bolsas de caixa de leite.

Comidas

Outras atividades do projeto foram direcionadas para um cardápio com comidas variadas. Entre as iguarias estavam doces de abóbora, de laranja cristalizada com casca, de casca de melancia e do talo de mamão e casca de maracujá, além de sucos de couve com limão, merenda natural, bolos de milho, curau, torta de frango, tabule (comida árabe), arroz com fava e cuscuz com ovos. Todos de maneira natural e aproveitando bem todos os ingredientes, inclusive as cascas.
Todos os cardápios foram feitos pelas cozinheiras dos CRAS 1 e do Novo Horizonte, sob a orientação de profissionais do Programa Mesa Brasil, que ainda deram palestras sobre como aproveitar as sobras de alimentos. No final das atividades foi elaborado um livrinho de receita de todas as comidas elaboradas durante o curso. O livro está disponível gratuitamente no CRAS 1.

Próxima ação

O próximo local a receber o projeto será o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Setor Costa Esmeralda. As atividades começam na segunda, 28, e se estendem até quarta-feira, 30.

Projeto

O Projeto “Educar, Conhecer Para Preservar” pretende despertar nas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e comunidade em geral dentro da área de abrangência de cada CRAS, a atenção sobre as consequências ambientais, proporcionando a todos um futuro saudável. O projeto pretende levar também a mensagem de que cada indivíduo é responsável pela preservação e manutenção do meio ambiente.

Programação SCFV Costa Esmeralda:

Endereço Avenida Adolfo Borges Júnior, s/n.

28/09 – segunda-feira
15h – Palestra Educativa “Meio Ambiente”; palestrante: Aníbal Neto;
15h45 – Visitas em aterro sanitário com usuários.

29/09 – terça-feira
9h – Mesa Brasil: “Como fazer uma alimentação saudável”; participantes: Grupo de Idosos;
14h – Arte de Reciclar: Materiais para reciclagem dos usuários; instrutoras: Joana e Lucília.

30/09 – quarta-feira
8h – Plantio de árvores (20 mudas) pelos usuários; orientador: Alcy Juninho;
8h30 – Arte de Reciclar: Materiais para reciclagem dos usuários; instrutoras: Joana e Lucília;
15h – Encerramento do projeto com certificação das oficinas e exposição dos trabalhos.