O período de férias escolares entrou na reta final. A partir de 1º de agosto, as crianças voltam às aulas nas escolas e creches municipais de Araguaína. Para não perder nenhum dia letivo, a semana que antecede o reinicio é a última oportunidade para que as famílias que se mudaram para o Município matriculem seus filhos.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, são esperadas 300 novas matriculas na rede municipal de educação. “Tem muitas famílias que chegam de outras cidades e do campo nesta época. É uma expectativa baseada em estatísticas dos anos anteriores”.
Paralelamente, os técnicos da secretaria realizam o Censo Escolar, cadastrando os alunos matriculados até o dia 29 de maio. O levantamento é feito por meio da plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Para fazer a matrícula é preciso que os pais ou responsáveis pela criança procurem a diretoria da unidade escolar onde desejam ingressar, tendo em mãos a declaração de transferência da escola onde a criança estudava, também o Cartão Cidadão, que contém o número do Número de Identificação Social (NIS) e a Caderneta de Vacina, com vacinação atualizada.
Mais vagas
O Centro de Educação Infantil Nossa Senhora dos Milagres, do Setor Itaipu, terá as novas instalações inauguradas e dobrará o número de vagas, de 150 para 300 crianças de seis meses a cinco anos, em dois turnos. Ela é localizada na Rua Araranguá, quadra 39, Residencial Camargo, na divisa com o Setor Itaipu.
Com as novas instalações da creche Nossa Senhora dos Milagres e a nova unidade do Setor São Miguel, que deve ser entregue no final do ano, o número de vagas mais que dobrou em Araguaína, de 12 para 25 mil. Investindo mais de R$ 31 milhões na Educação entre recursos federais e municipais.
Desde 2013, a Prefeitura destina cerca de 40% do orçamento do Município na Educação. Foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e doze novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, são climatizadas com ar-condicionado.
De olho no futuro
Para o secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, o investimento faz parte da organização que proporcionará o crescimento saudável ao Município. “Estamos preparando Araguaína para os próximos 10 anos, assim, mesmo se a cidade crescer bastante, não teremos problemas de falta de vagas na rede pública de ensino. Além disto, as novas unidades e ampliações obedecem ao crescimento já existente, principalmente onde há investimentos imobiliários”.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16178
Educação de Araguaína abre matrículas para migrantes
Com base nos dados dos anos anteriores, são esperadas 300 novas matriculas para o segundo semestre; volta às aulas será na próxima quarta-feira, 1º de agosto
Comentários