(PALMAS-TO) - Mais de 550 pessoas comparecem à abertura do 1º Encontro do Governo do Estado do Tocantins e Prefeitos Eleitos, iniciado ontem e que termina hoje no Espaço Cultural de Palmas. O evento conta com a presença de deputados estaduais e federais, além da maioria dos secretários de Estado do Tocantins.
No evento, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, pediu aos prefeitos que deixem na memória as campanha municipais. “Ficam para traz as diferenças partidárias, para que todos vocês [prefeitos] possam retornar e dizer às suas cidade que é um prefeito parceiro do governo do Estado”, afirmou.
O secretário também citou a crise econômica que o Estado tem enfrentado, principalmente com relação à uma progressiva queda do Fundo de Participação dos Estados (PFM). “Essa é a união de esforços que que vai nos ajudar a passar por cima dessa crise econômica. Grande maioria dos municípios do Tocantins estão cheios de dívidas. Com esse encontro poderemos saber como repartir melhor os escassos recursos públicos que tem chegado ao Estado”, ressaltou.
Eduardo Siqueira também anunciou investimentos em saneamento básico através da assinatura de contratos entre os municípios e o Estado. Nessa quarta-feira,12, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) divulgou que dispõe até o momento de R$ 340 milhões, em projetos para investimento em saneamento. Conforme a assessoria de comunicação da ATS, os recursos, oriundos do Ministério da Integração Nacional, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) serão investidos em projetos de abastecimento de água, drenagem, esgotamento sanitário, educação em saúde e atendem os 139 municípios do Estado.
O secretário aproveitou a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, e comentou sobre a distribuição dos royalties do Pré-sal afirmando que se o pré-sal for ameaçado todo o país terá que ajudar a defender o patrimônio brasileiro e não apenas os estado que recebem a verba. “O petróleo é nosso. De todos os brasileiros”, disse.

ATM
O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Manuel Silvino (PR), convidou todos os prefeitos a participar de todos os eventos e afirmou que a iniciativa do governo do Estado trará muitas oportunidades para as cidades e para o Tocantins. “Sei que a falta de orçamento é o verdadeira calcanhar de Aquiles dos municípios. Mas com a ajuda do Estado sei que teremos grandes oportunidades para Estado”, afirmou.